Seguir o O MINHO

Desporto

Fernando Pimenta pede ajuda para menino de Ponte de Lima com paralisia cerebral

Solidariedade

em

Foto: Facebook de Fernando Pimenta

Fernando Pimenta está a apelar à solidariedade dos seus seguidores para ajudarem um menino de nove anos, residente em Ponte de Lima, que sofre de paralisia cerebral, a realizar tratamento intensivo de fisioterapia que tem custos bastante elevados e incomportáveis para a família.

Numa publicação na sua página de Facebook, o canoísta olímpico conta que Tiago tem 9 anos e reside em Ponte de Lima. “Devido à sua prematuridade, com 15 dias de vida teve uma paragem cardiorrespiratória que provocou sequelas cerebrais, sequelas essas que afetaram a parte motora”, acrescenta.

O Tiago tem uma paralisia cerebral que o impede de andar e desloca-se em cadeira de rodas.

Faz fisioterapia desde os 8 meses e é acompanhado, bem como terapia ocupacional e psicologia. Também já fez hipoterapia, terapia da fala e acupuntura, mas até ao momento as melhoras têm sido poucas.

O atleta de Ponte de Lima refere que, este ano, devido à pandemia, o pequeno Tiago esteve muito tempo sem terapias, o que levou a mãe a procurar outro tipo de ajudas e teve conhecimento de um tratamento em Cuba.

“Inicialmente a ideia seria levar o Tiago a Cuba, mas como o médico cubano (Dr Roberto) se encontrava em Portugal, conseguiu consulta e tratamento durante o mês de agosto e setembro”, explica o canoísta do SL Benfica, que já conquistou 100 medalhas internacionais.

“Os resultados foram poucos, mas significativos! Neste momento o Dr Roberto encontra-se em Lisboa onde poderá atender o Tiago para um tratamento intensivo de fisioterapia. Como devem calcular os custos destas terapias são bastante elevados”, acrescenta Fernando Pimenta, dando tem um pequeno grupo de família ao qual pede ajuda, mas “não é o suficiente”.

Fernando Pimenta encontrou em contacto com a mãe de Tiago, que lhe contou haver muitas sugestões de atividades para angariar dinheiro, mas devido à pandemia tal não é possível.

Portanto, o atleta voltou a mostrar o seu lado solidário e partilhou o NIB para o qual os interessados podem fazer os seus donativos: PT50 0035 0636 0006 4553 230 29.

Populares