Seguir o O MINHO

Desporto

Fernando Pimenta nomeado para melhor atleta português do ano

CDP

em

Foto: Facebook de Fernando Pimenta

O canoísta Fernando Pimenta está entre os cinco nomeados pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) para o prémio de atleta masculino do ano de 2020, foi hoje anunciado.

O atleta de Ponte de Lima sagrou-se campeão na Taça do Mundo de Velocidade em K1 1.000 metros e em K1 5.000 metros, que decorreu em setembro, na Hungria, vencendo ainda a prata nos 500 metros. Com estas três medalhas atingiu a impressionante marca de 100 medalhas internacionais conquistadas.

Pimenta foi medalha de prata nos Jogos de Londres2012 em K2 1.000 metros, ao lado do bracarense Emanuel Silva. Soma ainda nove medalhas em Mundiais, com mais uma no campeonato do mundo de maratonas, 16 em Europeus, duas em Universíadas e quatro em Jogos Europeus.

Ao lado de Fernando Pimenta, na lista da CDP, figuram ainda os pilotos Filipe Albuquerque e Miguel Oliveira, o ciclista João Almeida, que surpreendeu com uma excelente prestação na Volta a Itália, e o já habitual futebolista Cristiano Ronaldo.

Fonte: CDP

No que diz respeito à eleição feminina, vão a votos a lançadora Auriol Dongmo, que se sagrou recentemente campeã da Europa em pista coberta, a canoísta Joana Vasconcelos, a ciclista Maria Martins, a ginasta Filipa Martins e a judoca Telma Monteiro.

Fonte: CDP

“Num ano fortemente marcado pela pandemia, a CDP não podia deixar de enaltecer o esforço e empenho dos atletas e das federações desportivas, pelo que, ao contrário do que tem sucedido nas edições anteriores, a Confederação, em 2021, apenas irá entregar o prémio ‘Desportistas do Ano’ nas categorias de Atleta Feminino e Atleta Masculino”, escreveu a CDP na sua página oficial.

A votação decorre até ao próximo dia 23 de março e caberá exclusivamente ao público, ao contrário de outras edições onde existia também um júri.

“Os candidatos foram escolhidos por um júri alargado de figuras públicas ligadas ao desporto, depois de previamente terem sido indicados pelas federações desportivas. Neste ano, excecionalmente, o galardão será atribuído tendo por base a votação do público, num formato eletrónico que irá decorrer até às 17h00 do dia 23 de março”, sublinha a CDP.

Os vencedores são anunciados no próximo dia 24.

Pode votar aqui.

Populares