Seguir o O MINHO

Canoagem

Fernando Pimenta lidera seleção nos mundiais de canoagem

Em Szeged

em

Foto: DR/Arquivo

O canoísta Fernando Pimenta, que completou 30 anos esta terça-feira, lidera a seleção portuguesa de 12 atletas, divulgada esta quarta-feira, para os Mundiais de velocidade, em Szeged, na Hungria, que irá ditar o apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Campeão do mundo de K1 1.000 metros e de K1 5.000 metros, títulos alcançados em 2018, em Montemor-o-Velho, o canoísta de Ponte de Lima é a figura maior da seleção portuguesa.

O K4 500 metros, constituído por Emanuel Silva, de Braga, João Ribeiro, de Esposende, Messias Baptista e David Varela, tem registado bons resultados ao longo da época e constitui também uma das apostas da seleção lusa para lutar pela qualificação em Szeged, entre 21 e 25 de agosto.

No setor feminino, Teresa Portela, de Esposende, vai competir nas provas de K1 200 metros e K4 500 metros, na qual fará equipa com Joana Vasconcelos, Francisca Laia e Francisca Carvalho, e as expectativas são também elevadas no que toca à qualificação.

Nas canoas, três portugueses vão entrar na luta pela qualificação olímpica na Hungria. Hélder Silva, de Vila Verde, que já mostrou estar em excelente momento de forma, vai competir em C1 200 metros e C1 1.000 metros e Marco Apura e Bruno Afonso em C2 1.000 metros.

A paracanoagem lusa também vai estar representada em Szeged por Hugo Costa (KL2), Floriano Jesus (KL1) e Norberto Mourão (VL2), que vão competir nas respetivas provas de 200 metros, que são distâncias paralímpicas.

Hugo Costa (KL2) integra as esperanças paralímpicas, enquanto Floriano Jesus (KL1) e Norberto Mourão (VL2) fazem parte do Projeto Paralímpico Tóquio2020.

Populares