O canoísta Fernando Pimenta venceu esta noite o galardão Atleta de Alta Competição nos Prémios Cosme Damião, promovidos pelo SL Benfica, uma das mais importantes distinções internas no clube de Lisboa, e onde concorria contra nomes como Pedro Pichardo e Bárbara Timo.
Foi o fechar perfeito de um mês onde, no dia 01, já havia vencido o galardão de desportista do ano para a Confederação de Desporto de Portugal. Em 2022, Pimenta conquistou 15 medalhas em provas internacionais e sagrou-se campeão do mundo em K1 maratona short race e K2 maratona e ainda campeão europeu em K1 5.000 metros
No discurso desta noite, perante centenas de personalidades e atletas do Benfica, agradeceu ao presidente do clube, Rui Costa, “por estar sempre do lado”, não só do canoísta e do seu treinador Hélio Lucas, ambos de Ponte de Lima, mas também das modalidades, a quem dedicou o prémio: “Este é de todos nós, porque hoje não ganhou o Fernando Pimenta. Ganhou o Benfica e a família benfiquista”.
Pimenta destacou ainda o conflito que a judoca benfiquista Telma Monteiro atravessou com a Federação de Judo: “Liberdade para lutar ao mais alto nível, fez frente a uma federação, parabéns ao Benfica por continuar ao lado dela e a apoiá-la, assim como a toda a equipa”.
E, aproveitando a presença do plantel de futebol sénior, concluiu: “Já que estão aqui os jogadores, vocês são exemplos para os que nos estão a ver, sempre que entrarem em campo, não pensem só que estão a representar um clube, mas sim uma nação e uma instituição com muitas modalidades, nem que tenham de comer a relva até ao fim”.
“De todos um, o Benfica”, terminou o limiano, que foi ontem pai pela segunda vez.
Pimenta competia ao galardão com Pedro Pichardo (atletismo), Bárbara Timo (judo), Pablo Álvarez (hóquei em patins), Aaron Broussard (basquetebol), Rapha (voleibol), Marlene Sousa (hóquei em patins), Raphaella Monteiro (basquetebol), Inês Fernandes (futsal), Viktoriya Borshchenko (andebol) e Sergey Hernández (andebol).
Vencedores:
Atleta de Alta Competição: Fernando Pimenta (canoagem)
Treinador do Ano: Filipa Patão (futebol feminino)
Futebolista Masculino do Ano: Rafa
Futebolista Feminino do Ano: Francisca Nazareth
Revelação Futebol: António Silva
Revelação Futebol Feminino: Ana Seiça
Prémios através de nomeação:
Homenagem: Fernando Chalana
Formação: equipa de futebol júnior que conquistou a Youth League e a Taça Intercontinental sub-20.
Carreira: Humberto Coelho
Casas do Benfica: Viseu
Modalidades: Andebol
Revelação Modalidades: Diogo Ribeiro
Mérito e dedicação: Arnaldo Teixeira
Parceiro do ano: Betano
Inovação do ano: BPA (Digital Process Automation)
Projeto do ano: modernização do Estádio da Luz