Seguir o O MINHO

Braga

Fernando de Sá Menezes foi hoje a sepultar em Pedralva, Braga

Cerimónia apenas com familiares e amigos próximos

em

Foto: DR

O corpo do conhecido pediatra bracarense Fernando de Sá Menezes, de 89 anos, que faleceu segunda-feira no Hospital foi hoje, ao final da manhã, a enterrar no cemitério de Pedralva.

Ao que O MINHO soube, no funeral participou, apenas, a família, incluindo a viúva e os filhos, alguns, poucos amigos, e os autarcas daquela freguesia. Foram, também, cumpridas as recomendações sanitárias em vigor devido ao covid-19.

Antes disso, e pelas 11h00, houve lugar a uma missa de corpo presente na Igreja de São Lázaro.

A família optou por não divulgar os atos religiosos e fúnebres, para não que não houvesse grandes ajuntamentos, o que, por certo sucederia, dada a grande popularidade que o defunto granjeou ao longo da vida como médico e cidadão.

Cidadão exemplar

O médico, que foi dirigente do PPM (Partido Popular Monárquico) local, foi alvo, recentemente, de um voto de louvor na Assembleia Municipal e de uma homenagem pública no Palácio do Raio. Recebeu, ainda, um dos galardões de ‘A nossa terra’.

Fernando de Sá Menezes, conhecido pediatra de Braga, morreu hoje ao final da tarde

Nasceu em 1931, em Braga. Tirou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra em 1959. Foi Médico residente estrangeiro no Hospital Universitário de Madrid e aluno da escola profissional de puericultura. Em 1964, realizou o exame de equivalência de Pediatria e Puericultura pela Ordem do Médicos em Coimbra. Mais tarde, integrou o serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos que nove anos depois viria assumir a sua direção clínica, cargo que desempenhou com empenho, zelo e dedicação até ao final da sua atividade como profissional de medicina. Em 1975, foi nomeado Presidente da Comissão Instaladora após votação de toda a equipa profissional do hospital. Em 1978, terminado o período de instalação foi nomeado Diretor do Hospital, cargo que desempenhou até 1974, aquando da sua passagem a Diretor do serviço de pediatria até 1999.

Populares