Fernando Alexandre e Helena Machado recebem, esta quinta-feira, o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho.
Fernando Alexandre, investigador do NIPE (Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais), é apontado como uma referência no estudo da economia portuguesa, e Helena Machado, investigadora do CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade), é considerado um nome ímpar na sociologia da genética.
Licenciado e mestre em Economia pela Universidade de Coimbra e doutorado pelo Birkbeck College da Universidade de Londres, Fernando Alexandre é professor associado com agregação na Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho e um dos economistas mais ouvidos e respeitados do país.
Além de académico reputado, tem desempenhado várias funções de gestão, tendo sido pró-reitor da UMinho e presidente da EEG. Atualmente, ocupa também os cargos de vice-presidente do Conselho Económico e Social, consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos, membro do Conselho para a Produtividade e membro do Conselho Geral do Politécnico de Leiria. Foi ainda secretário de Estado no XIX Governo Constitucional, de Passos Coelho.
Helena Machado, de Guimarães, é doutorada em Sociologia, na área de conhecimento de Sociologia e Metodologias Fundamentais pela UMinho e agregada em Sociologia, é hoje professora catedrática e presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS), além de investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), também em Braga.
É cocoordenadora do Forensic Databasing Advisory Board, um comité internacional interdisciplinar que aconselha a Sociedade Internacional de Genética Forense. Tem desenvolvido atividades de peritagem científica junto de diversas agências de ciência e inovação e foi consultora em matérias de ética e regulação no Brasil, África do Sul e Austrália.
Este prémio é atribuido anualmente pela UMinho de forma a destacar o mérito de um seu professor / investigador que se tenha destacado pela sua atividade de investigação.
É atribuído por altura do aniversário da instituição que, hoje, celebra 48 anos.