Alto Minho
Fenómeno avistado em Arcos de Valdevez não é um OVNI, é mesmo um sinal de que está muito frio
Nuvem lenticular
Um fenómeno meteorológico avistado em Arcos de Valdevez graças ao tempo frio e à envolvente montanhosa daquela localidade foi ontem partilhado nas redes sociais. Uma nuvem lenticular, em forma de lente, formou-se durante alguns instantes nos céus da camada baixa da atmosfera, por cima daquela vila minhota, despertando atenção.
João Fernandes captou o momento e partilhou-o, dando a entender que a nuvem o acompanhava. Mas não, trata-se de um fenómeno estacionário, conforme explica o departamento de Meteorologia do Reino Unido. Segundo o Met Office, estas nuvens formam-se “quando o ar se encontra estável e os ventos sopram através de colinas e montanhas na mesma direção, ou em direções semelhantes, de alturas diferentes através da troposfera”.
Foto: João Fernandes
Foto: João Fernandes
Quando a temperatura do solo se encontra mais fria do que camadas superiores da atmosfera, algo anómalo uma vez que o solo absorve os raios solares, formam-se este tipo de nuvens graças ao vapor condensado que fica estacionário nos locais da baixa atmosfera. E em Arcos de Valdevez, onde existem diversas serras, as mínimas têm variado entre temperaturas negativas e os três graus Celsius, valores que vão continuar ao longo dos próximos dez dias.
Por todo o mundo, este fenómeno que é mais raro do que se possa pensar, tem sido uma das principais causas de avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNI) graças ao seu formato similar a um disco voador, meio de transporte de extraterrestre popularizado no cinema. Mas é mesmo só uma nuvem.
Foto: João Fernandes
Foto: João Fernandes
Explica o Met Office que este tipo de nuvens (em maior escala do que a avistada em Arcos de Valdevez) são evitadas por pilotos de jatos, devido à turbulência que as acompanha. Contudo, salienta, há outros (mais ousados) que as adoram, pois conseguem perceber onde sobe o ar através da forma da nuvem.
-
CávadoHá 2 dias
Autarca de Barcelos que ensina a caçar velutinas já espalhou 100 armadilhas e apanhou 13 ‘rainhas’
-
Alto MinhoHá 2 dias
Pás eólicas de toda a Europa vêm para o Minho para serem transformadas em mobiliário
-
GuimarãesHá 1 dia
Empresa de calçado não consegue comprar terreno em Guimarães para investimento de 10 milhões
-
BragaHá 1 dia
Quatro empresas do distrito de Braga já aplicam a semana de quatro dias