Seguir o O MINHO

Desporto

Pilotos chocados com morte de Paulo Gonçalves

Tragédia no Dakar

em

Foto: DR / Arquivo

O mundo do desporto motorizado está em choque depois da morte de Paulo Gonçalves, piloto de Esposende, na sequência de uma queda na 7.ª etapa do rali Dakar.


“Descansa em paz, guerreiro Paulo. O desporto e Portugal ficam hoje mais pobres. Até sempre, Campeão!”, escreveu o piloto Félix da Costa na rede social Facebook, acompanhando a publicação com uma fotografia do piloto de Esposende.

Já Miguel Oliveira, piloto de MotoGP, disse que Paulo Gonçalves deixou “uma marca profunda na vida de quem teve o privilégio de se cruzar” consigo.

“A tua coragem e valentia são exemplos para todos nós. DEP [Descansa em paz]”, escreveu na mesma rede social.

Paulo Gonçalves morre em queda no Dakar

 

“Uma pessoa incrível”, diz Tiago Monteiro

O piloto português Tiago Monteiro, antigo corredor na Fórmula 1 e atualmente a competir na Taça do Mundo de carros de turismo (WTCR), lamentou hoje a morte de Paulo Gonçalves, “uma pessoa incrível”.

“Um guerreiro, uma pessoa incrível! Descansa em paz amigo. Gone too soon [partiu demasiado cedo]”, escreveu o piloto português nas redes sociais.

Paulo Marques fala num “lutador”

O antigo piloto Paulo Marques lembra “um lutador” em Paulo Gonçalves, piloto que hoje morreu durante a sétima de 12 etapas do Rali Dakar de todo-o-terreno.

“O Paulo era um lutador, um profissional. Ninguém merece uma coisa destas, mas ele ainda menos. Era daqueles que nunca desistia”, disse Paulo Marques à agência Lusa.

O antigo piloto de Famalicão era o diretor da equipa Honda que levou Paulo Gonçalves pela primeira vez ao Rali Dakar, em 2006.

“Correu para mim em 2006. Correu no enduro na minha equipa e arranjámos condições para ele ir ao Dakar. Era um piloto muito forte fisicamente e com uma cabeça muito determinada. Era um profissional”, recorda Paulo Marques.

O “Marquês”, primeiro português a ganhar uma etapa nas motas no Dakar, acredita que o piloto de Esposende “ainda tinha muito para dar na prova”, onde deixa “um legado”.

“É dos pilotos com maior palmarés português”, recorda Paulo Marques, que lembra “uma pessoa pacata, nortenho de gema, com piada”.

“Gostava de estar sempre com os amigos. Era uma pessoa muito querida”, concluiu, emocionado.

Autarquia de Esposende recorda papel como embaixador do município

A Câmara de Esposende manifestou  “profundo pesar” pela morte do piloto.

“Nesta hora difícil, o Município de Esposende vem manifestar profundo pesar pela morte do piloto Paulo Gonçalves. ‘Embaixador’ de Esposende no Mundo, deixa a sua marca de homem exemplar e dedicado, ao desporto e à sociedade”, pode ler-se numa publicação na página da autarquia na rede social Facebook.

Federação de luto

O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), Miguel Marinheiro, classificou hoje como “uma notícia triste e trágica” a morte do ‘motard’ Paulo Gonçalves, no rali Dakar, que descreveu como “um apaixonado da vida e das motos”.

“É uma notícia triste e trágica”, referiu Miguel Marinheiro em declarações à agência Lusa, considerando que o piloto de Esposende, que morreu hoje na Arábia Saudita, “merece todos os elogios”.

Segundo Miguel Marinheiro, o ‘motard’ português, de 40 anos, “era um apaixonado da vida e das motas”, lembrando-o como “o piloto com mais títulos de campeão nacional”, mas acima de tudo como “um excelente homem”.

“Começou no motocrosse, passou pelo enduro e pelo todo-o-terreno, em todas as modalidades que praticou foi campeão” disse, acrescentando: “O Paulo era um piloto de excelência e respeitado por todos os adversários”.

Miguel Marinheiro referiu que o piloto era também um apaixonado pelo Dakar, onde teve “excelentes resultados” entre os quais um segundo lugar em 2015.

“Agora nos últimos anos a sua paixão era o Dakar, com excelentes resultados. Todos os anos, todos esperávamos uma vitória do Paulo que, infelizmente, já não vai acontecer. Fica-nos a saudade, mas a memória do excelente piloto que ele foi e dos resultados brilhantes que teve”, afirmou.

Anúncio

Futebol

Fransérgio testa negativo e já pode ser opção no Braga

em

O médio Fransérgio já integrou hoje os treinos do SC Braga normalmente depois de ter testado negativo à covid-19, informou o clube da I Liga de futebol.

Foi o treinador da equipa, Carlos Carvalhal, no final da vitória por 2-1 sobre o Trofense, hoje, para a Taça de Portugal, que deu a novidade.

“O Fransérgio já deu teste negativo, hoje já treinou normalmente com os jogadores que não estavam convocados [para o jogo com o Trofense] e já está em condições de ajudar a equipa. Pode ser opção para quinta-feira [Leicester, da Liga Europa], mas esteve muito tempo parado, vamos analisar”, disse.

Fransérgio deu positivo para a covid-19 em 02 de novembro e duas semanas depois fez novo teste que deu resultado inconclusivo, o que se repetiu dois dias depois. Na sexta-feira, o médio brasileiro testou negativo.

Continuar a ler

Futebol

Seis equipas da I Liga tentam chegar à quarta eliminatória da Taça

Taça de Portugal

em

Foto: DR

A terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol continua hoje com mais seis equipas da I Liga a entrarem em ação, todas com duelos fora e frente a formações de escalões inferiores.

Logo às 11:00, o Tondela joga no terreno Felgueiras 1932, do Campeonato de Portugal, seguindo-se mais dois duelos entre equipas da I Liga e do terceiro escalão, com o Santa Clara a jogar em Aveiro com o Beira Mar (14:30) e o Moreirense a defrontar fora o ‘vizinho’ Merelinense (15:00).

À mesma hora, o Rio Ave joga com o Moção, o único ‘sobrevivente’ dos distritais.

O dia termina com dois duelos entre primeiro e segundo escalão, com Paços de Ferreira e Boavista a defrontarem Oliveirense (17:15) e Vizela (20:00), respetivamente.

No sábado, o FC Porto, detentor do troféu, iniciou a defesa do título com um triunfo no Barreiro sobre o Fabril, do terceiro escalão, por 2-0, enquanto o Benfica venceu na visita ao Paredes, do Campeonato de Portugal, por 1-0.

O Sporting joga na segunda-feira, com uma viagem muito curta para defrontar o Sacavenense, também do Campeonato de Portugal, no Estádio Nacional, em Oeiras.

A terceira eliminatória só fica encerrada em 03 de dezembro, com uma reedição da final de 1989/90, entre o Estrela da Amadora, agora no terceiro escalão, e o Farense, da I Liga, num jogo que terminou com a vitória dos amadorenses, no desempate por grandes penalidades.

Na sexta-feira, a ronda arrancou com uma grande surpresa, com a União de Leiria, do Campeonato de Portugal, a afastar o Portimonense, da I Liga, vencendo os algarvios por 1-0.

Programa da terceira eliminatória:

– Sexta-feira, 20 novembro

Oleiros (CP) – (+) Gil Vicente (I), 0-0 (0-0 ap, 2-4 gp)

Feirense (II) – (+) Amora (CP), 0-1

(+) União de Leiria (CP) – Portimonense (I), 1-0

– Sábado, 21 novembro

Oriental Dragon (CP) – (+) Leixões (II), 0-0 (0-0 ap, 3-4 gp)

Oriental (CP) – (+) Famalicão (I), 0-3

Montalegre (CP) – (+) Académico de Viseu (II), 2-3

Fabril do Barreiro (CP) – (+) FC Porto (I), 0-2

Marinhense (CP) – (+) Cova da Piedade (II), 1-1 (1-1 ap, 3-5 gp)

Arouca (II) – (+) Vitória SC (I), 0-0 (0-0 ap, 6-7 gp)

Trofense (CP) – (+) SC Braga (I), 1-2

Paredes (CP) – (+) Benfica (I), 0-1

– Domingo, 22 novembro

Anadia (CP) – Pinhalnovense (CP), 11:00

Torreense (CP) – Alverca (CP), 11:00

Felgueiras 1932 (CP) – Tondela (I), 11:00

Limianos (CP) – Fontinhas (CP) , 11:00

Fafe (CP) – Vilar Perdizes (D), 11:00

Sporting de Espinho (CP) – Gondomar (CP), 11:00

Vilaverdense (CP) – Olímpico do Montijo (CP), 11:00

Beira-Mar (CP) – Santa Clara (I), 14:30

Merelinense (CP) – Moreirense (I), 14:30

Estoril Praia (II) – Lusitano de Évora (CP), 15:00

Vilafranquense (II) – Sanjoanense (CP), 15:00

Monção (D) – Rio Ave (I), 15:00

Oliveirense (II) – Paços Ferreira (I), 17:15

Vizela (II) – Boavista (I), 20:00

– Segunda-feira, 23 novembro

Salgueiros (CP) – Sporting da Covilhã (II), 11:00

Penafiel (II) – Marítimo (I), 14:00

Real Massamá (CP) – Belenenses SAD (I), 16.45

Académica (II) – Varzim (II), 19:30

Sacavenense (CP) – Sporting (I), 21:15

– Quarta-feira, 25 novembro

Casa Pia (II) – Nacional (I), 10:00

– Quinta-feira, 03 dezembro

Estrela da Amadora (CP) – Farense (I), 14:30

(+): Apurado para a quarta eliminatória.

Continuar a ler

Futebol

Benfica vence Paredes por 1-0 e avança na Taça de Portugal

Taça de Portugal

em

Foto: DR

Um golo solitário do grego Samaris deu hoje a vitória ao Benfica na visita ao Paredes, do Campeonato de Portugal, com os ‘encarnados’ a avançarem para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol.

Em Paredes, Samaris fez o único golo do encontro, aos 26 minutos, assegurando a qualificação do Benfica para a fase seguinte, na qual também já estão FC Porto e Sporting de Braga.

A quarta eliminatória da Taça de Portugal está agendada para o fim de semana de 12/13 de dezembro.

Continuar a ler

Populares