Seguir o O MINHO

Ave

Feira Semanal de Cabeceiras de Basto reabre “na totalidade” a 12 de abril

Covid-19

em

Foto: CM Cabeceiras de Basto / Facebook (Arquivo)

A feira semanal de Cabeceiras de Basto reabre “na totalidade” a 12 de abril, mantendo-se a isenção do pagamento de taxas de ocupação até 30 de junho, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, aquela câmara do distrito de Braga refere que aquela isenção vigorou em 2020 entre abril e dezembro, traduzindo-se a medida “num apoio financeiro muito significativo aos feirantes ou comerciantes que viram os seus rendimentos drasticamente reduzidos na sequência dos encerramentos da feira de levante”.

A feira semanal encerrou em janeiro no âmbito do programa de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus, reabrindo depois de anunciadas as medidas de desconfinamento progressivo a 15 de março pelo Governo.

“Todas as condições de segurança e normas determinadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) serão asseguradas, designadamente o distanciamento físico entre os comerciantes, a higienização frequente das mãos, o uso obrigatório de máscara ou viseira por feirantes e clientes, sendo que na entrada do recinto da feira serão disponibilizados dispositivos para desinfeção das mãos”, lê-se.

A autarquia salienta que “vai manter em permanência na feira equipas de apoio e fiscalização, designadamente agentes da Polícia Municipal, para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pela DGS”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.874.984 mortos no mundo, resultantes de mais de 132,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.890 pessoas dos 825.031 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Populares