Arranca esta quinta-feira, em Famalicão, mais uma edição da Feira Medieval e Viking.
A iniciativa vai contar com a participação de 500 figurantes, que até domingo vão recriar o ambiente medieval e viking, com músicos, atores, malabaristas, acrobatas, cavaleiros, bailarinas, mercadores, entre outras personagens alusivas à época.
Além da programação, que apresenta como ponto alto o momento do “assalto ao castelo” (nos dias 06, 07 e 08), durante os quatro dias de feira os visitantes poderão usufruir de uma forma permanente do mercado típico, jogos medievais e vikings, figurantes e música da época, exposição de animais de grande e pequeno porte, exposição de artefactos de tortura e morte, recriação da aldeia do povo europeu e viking, recriação da aldeia dos leprosos, animações por todo espaço.
A feira, que a partir deste ano vai passar a realizar-se anualmente, vai decorrer nos jardins da Praça D. Maria II, e assume-se como uma oportunidade única para contactar de perto com a cultura dos povos oriundos do norte da Europa e de conhecer a sua relação com o concelho.
A presença Viking no território de Vila Nova de Famalicão faz parte da identidade territorial, estando devidamente registada nos “Annales Portucalenses Veteres”, que relatam uma incursão de normandos (“homens do Norte”), a 06 de setembro de 1016, no território que hoje é o concelho de Vila Nova de Famalicão.