Seguir o O MINHO

Braga

Feira do Livro de Braga 2019: 13 editoras, 26 ‘stands’ e a biografia como “tema central”

Evento vai formar uma “Avenida Literária”, ocupando as ruas Dr. Justino Cruz e Francisco Sanches e o Largo S. João do Souto

em

Foto: Divulgação (Arquivo)

A biografia é o “tema central” da edição de 2019 da Feira do Livro de Braga, que contará com 13 editoras e 26 ‘stands’, tendo como “momento alto” a entrega do Grande Prémio de Literatura dst a Lídia Jorge.

Apresentando hoje, o evento vai formar uma “Avenida Literária”, ocupando as ruas Dr. Justino Cruz e Francisco Sanches e o Largo S. João do Souto. Terá início na sexta-feira e decorrer até dia 14 de julho.

Além da entrega do galardão a Lídia Jorge, haverá 30 apresentações de livros ou revistas, 12 tertúlias e conversas, atividades para o público infantojuvenil, sessões de cinema e exposições.

Foto: Divulgação / CM Braga

“É sobre a biografia, mas haverá uma panóplia de abordagens de diferentes dimensões — com pessoas como Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Viriato Soromenho Marques –, que vão andar à volta da questão da biografia, de histórias de vida, que podem ser de vida de pessoas, de factos, confrontar-se com livreiros, stands, alfarrabistas”, explicou a vereadora da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias.

Segundo a responsável, a Feira do Livro vai formar uma “Avenida Literária”, ocupar a rua para “colocar em espaço público a literatura e ir ao encontro das pessoas”.

Lídia Dias salientou que o programa deste ano é “ainda mais rico e mais denso”, sublinhando que o objetivo é que “qualquer pessoa possa deparar-se com estantes de livros”.

A entrega do Grande Prémio de Literatura dst, que em 2019 comemora a 24.ª edição, vai ser um dos “momentos altos” do evento, e terá lugar logo sexta-feira, com uma gala no Theatro Circo, onde, além do concerto “Elas e o Jazz”, com as cantoras Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, será entregue aquele galardão, pela mais recente obra da escritora, “Estuário”.

A abertura da Feira do Livro deste ano vai ter outro “momento especial”, com uma emissão em direto da Rádio Universitária do Minho (RUM), a partir do espaço da DST, que vai contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Anúncio

Braga

Carro destruído pelas chamas na circular urbana de Braga

Rodoviário

em

Foto: Joana Carvalho no grupo de Facebook "Moina na Estrada"

Um carro ficou destruído na sequência de um incêndio rodoviário, ao final da tarde destes sábado, em Braga.

O acidente deu-se na Avenida António Macedo, via integrada na circular urbana de Braga, por volta das 18:00 deste sábado.

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga disse a O MINHO que não há feridos a registar.

Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Braga com uma ambulância e uma viatura de combate a incêndios urbanos.

O trânsito ficou bastante condicionado no sentido Estação-BragaParque.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Duas jovens feridas após capotamento em Braga

Em Nogueiró

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Duas jovens, com idades compreendidas entre os 20 e os 25 anos, ficaram com ferimentos na sequência de um despiste seguido de capotamento, esta tarde, em Braga, disse a O MINHO fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O sinistro deu-se por volta das 16:40 na Rua da Boavista, freguesia de Nogueiró, quando uma viatura onde seguiam duas jovens do sexo feminino terá entrado em despiste e capotado para dentro de um terreno agrícola.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Ao local acorreram os Bombeiros Sapadores de Braga com uma viatura de desencarceramento e uma ambulância, assim como os Bombeiros Voluntários de Braga com uma ambulância e a VMER de Braga.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Desconhecem-se ainda as causas do despiste.

Continuar a ler

Braga

Idosa desaparecida no monte em Braga encontrada com vida

Encontrada em Esporões

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A mulher de 83 anos que estava desaparecida desde a passada quinta-feira, em Morreira, Braga, foi esta manhã encontrada com vida, disse a O MINHO fonte dos Bombeiros Voluntários de Braga.

A idosa, que se tinha desorientado enquanto percorria um caminho florestal, naquela região junto aos sacromontes de Braga, acabou por ser encontrada pelos Bombeiros, tendo já sido encaminhada para o Hospital de Braga.

A mesma fonte indicou que a idosa “está livre de perigo”.

Continuar a ler

Populares