Seguir o O MINHO

Alto Minho

Feira do Cavalo volta a Ponte de Lima após dois anos de interregno (e já há programa)

De 07 a 10 de julho

em

Foto: CM Ponte de Lima / Arquivo

Após dois anos de interregno por causa da pandemia de covid-19, a Feira do Cavalo de Ponte de Lima regressa para a sua 14.ª edição, entre 07 e 10 de julho, consagrando a vila como “uma das capitais portuguesas da cultura equestre”.

Segundo a organização, para além dos concorrentes, o certamente leva também a Ponte de Lima adeptos do “turismo a cavalo”, assim como também do “turismo do cavalo”, ou seja, cavaleiros recreativos/de competição e admiradores de eventos equestres.

“A Feira do Cavalo é cada vez mais procurada por profissionais e aficionados da modalidade, consolidando-se como um evento de referência. O destaque internacional da Feira é mais uma evidência de que o investimento no desporto equestre traz resultados”, refere um comunicado da autarquia, acrescentando que “o tópico equestre é um fator de promoção de toda a região, uma vez que a movimentação de turistas internacionais agita o tecido empresarial limiano de forma vincada”.

Programa

No primeiro dia da feira, 07 de julho, realiza-se a Jornada Paralímpica, a partir das 10:00. Às 17h30, há a abertura oficial da Feira e às 22:00 acontece a Gala Equestre. Na sexta-feira, 08 de julho, o dia começa com a Taça de Portugal de Ensino às 09:00, às 14:00 decorre o Concurso de Dressage Nacional, seguindo-se Modelo e Andamentos (Machos), e às 17:00 o Concurso Regional de Dressage do Norte. O Torneio Ibérico de Horseball está marcado para as 21:30 e a noite encerra com a atuação da banda Sonido Andaluz com início à meia-noite.

O penúltimo dia inicia às 09:00 com a Taça de Portugal de Ensino, seguido do Concurso de Dressage Nacional às 14:00, o Modelo e Andamentos (Fêmeas) às 15:00, o Concurso Regional de Dressage do Norte às 17:00, a Demonstração de forja da Associação Portuguesa de Ferradores às 19:00, o Campeão dos Campeões às 21:30, o Festival do Garrano às 22:00, o Desfile de Coudelarias às 22:30. A noite volta a encerrar com a banda Sonido Andaluz, à meia-noite.

Por fim, no último dia, às 09:00 o Campeonato Nacional de Equitação de trabalho (Maneabilidade), às 14:00 o Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho (Velocidade) e a Feira encerra com o Campeonato Regional de Atrelagem – Combinado Maratona às 18:00.

A entrada é livre.

EM FOCO

Populares