A feira semana de Barcelos reabre na próxima quinta-feira só com venda de produtos alimentares e com um conjunto de medidas de segurança e higiene, no âmbito das medidas de contenção à propagação da covid-19, anunciou hoje o presidente da Câmara.
Miguel Costa Gomes adiantou que “o recinto da feira vai ser fechado” e as entradas e saídas do espaço serão “controladas”.
No recinto de 14 mil metros quadrados estarão distribuídos 250 feirantes – 170 comerciantes e 80 produtores / agricultores.
Os feirantes são obrigados a usar máscara e viseira.
À entrada serão disponibilizadas máscaras cirúrgicas.
A PSP e os serviços da Câmara fiscalizarão o cumprimento das regras, sobretudo num “sentido mais pedagógico”, sublinha o presidente do município.
A feira funcionará das 6:00 às 19:00.
O autarca realça que se trata de uma “experiência para ver como corre” e que os problemas que surgirem serão posteriormente retificados.
O cemitério municipal também vai abrir amanhã. Segundo Miguel Costa Gomes, “terá trabalhadores do município a controlar as entradas no cemitério”, sendo que “não poderão permanecer mais de 20 pessoas” em simultâneo.
Segundo o autarca, o concelho de Barcelos conta com 340 infetados com o novo coronavírus.
Portugal contabiliza 1.074 mortos associados à covid-19 em 25.702 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Das pessoas infetadas, 818 estão hospitalizadas, das quais 134 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.712 para 1743.
Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.