O Município de Famalicão comemora, esta semana, o Dia Mundial da Abelha com um conjunto de atividades e onde o destaque é uma Feira da Abelha com venda de mel e os seus derivados.
O evento arranca, hoje, na Praça D. Maria II, entre as 10:00 e as 17:00, vai contar com a presença de vários produtores locais de mel, apicultores e vendedores de plantas aromáticas.
Durante o dia, mais de 250 crianças participam nas mais diversas atividades. Vários workshops e ateliers, ensinam a utilizar o mel na culinária, mas também a construir abrigos para abelhas solitárias ou como se extrai o mel das colmeias, entre outros.
No auditório da Fundação Cupertino de Miranda debate-se o tema “As abelhas, a polinização e a nossa alimentação”, com a presença de Tiago Moreira da APICAVE (Associação de Apicultores do Cávado e do Ave). Segue-se a temática da “importância das abelhas solitárias no ecossistema” com a presença do biólogo Vasco Cruz.
Entretanto, nos dias 20, 21 e 22 de maio estará patente nos jardins da Praça D. Maria II uma exposição de abelhas realizada pelo projeto Eco Escolas do concelho.
As comemorações do Dia da Abelha são promovidas pelo município através do Gabinete de Sensibilização Ambiental e “têm como objetivo consciencializar a população em geral e a comunidade escolar em específico para a importância das abelhas”, refere nota municipal.