Seguir o O MINHO

Ave

Feira Afonsina 2016 com inscrições abertas para associações, comerciantes e voluntários

em

De acordo com comunicado da Câmara Municipal de Guimarães.

O Município de Guimarães tem aberto até à próxima segunda-feira o período de inscrições para as instituições, associações, entidades culturais, artesãos, artífices, mercadores alimentares, comerciantes de doces e bebidas, entre outros, que pretendam participar na sexta edição da Feira Afonsina, que decorrerá este ano entre os dias 23 e 26 de junho, tendo como tema principal o episódio da “Recontro de Valdevez”.

Já os cidadãos interessados em efetuar serviço de voluntariado poderão apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 15 de março, através da página de internet do Município ou, presencialmente, no Palácio Vila Flor (de terça a sexta-feira: 09h30-12h30 / 14h30-17h30) ou no Banco Local de Voluntariado (segunda a sexta: 09h30-16h00), situado na Câmara Municipal de Guimarães.

Este ano, o evento retratará o episódio do “Recontro de Valdevez”, que se traduziu num combate entre os exércitos de D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Castela, seu primo.

Entidades privadas, associações, bares e restaurantes

As candidaturas deverão ser instruídas com base nos documentos disponibilizados nas páginas web da Câmara Municipal e do Turismo de Guimarães cujo preenchimento e entrega constituem formalidade obrigatória para o candidato: ficha de inscrição; memória descritiva; descrição dos produtos expostos e/ou comercializados, acompanhado de fotografias recentes; materiais utilizados nas estruturas de apoio, acompanhado de fotografias recentes; declarações de compromisso. A entrega da candidatura ou a participação em edições anteriores não assegura a participação no evento.

A seleção dos participantes terá em conta a análise da memória descritiva apresentada na candidatura e respetiva adequação à época medieval retratada, além do cumprimento dos prazos estipulados, repetição de produtos e histórico de participação do candidato em edições anteriores. O Município irá oferecer um conjunto de normas orientadoras no domínio da higiene e segurança alimentar, previstas na legislação mencionada, tendo sempre em consideração o enquadramento histórico da época retratada no evento. A organização analisará o processo e comunicará por escrito a respetiva decisão até ao dia 15 de março.

Horários da Feira Afonsina 2016

O evento deste ano tem mais um dia, comparativamente com edições anteriores. Na quinta-feira, 23 de junho, a Feira Afonsina abre ao público às 18h00 e encerra às 01h00. Na sexta-feira e no sábado, o horário de abertura será às 10h30, mantendo-se o encerramento às 01h00. No domingo, 26 de junho, no último dia, a feira volta a abrir portas de manhã no mesmo horário, enquanto o seu encerramento está agendado para as 22h30. A continuidade deste projeto resulta do sucesso obtido nas edições anteriores e na vontade expressa do Município em recriar o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense.

Durante os quatro dias, este evento proporcionará a todos os que visitam Guimarães um conjunto de experiências intensas e memórias inesquecíveis, nomeadamente, através da construção de espaços temáticos e de interação com as personagens que habitam esta recriação. Fruto de uma sólida memória cultural, instalada e refletida no imaginário coletivo da comunidade, Guimarães apresenta-se como palco privilegiado para a realização da Feira Afonsina.

Populares