Federação Portuguesa de Futebol suspende Supertaça Cândido de Oliveira

Pandemia
Federação portuguesa de futebol suspende supertaça cândido de oliveira
Foto: Twitter

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje a suspensão da Supertaça Cândido de Oliveira, que deveria abrir a temporada de 2020/21, para “aliviar o calendário” das equipas que terão jogos europeus em setembro.

Em comunicado, a FPF dá conta de um entendimento entre FC Porto e Benfica, finalistas da Taça de Portugal e, respetivamente, primeiro e segundo classificados da I Liga portuguesa, que disputariam o troféu no arranque da próxima época.

“FPF e os clubes chegaram a um entendimento e acordaram a suspensão do jogo em nome dos interesses do futebol português, uma vez que em setembro haverá jogos referentes às competições europeias”, pode ler-se no comunicado.

Os adiamentos do arranque da Liga dos Campeões e da Liga Europa da próxima temporada devem-se aos efeitos da pandemia de covid-19 na atual época, suspensa por vários meses, terminando em agosto com ‘finais a oito’, da ‘Champions’ em Lisboa e da Liga Europa na Alemanha.

“Aliviar o calendário das equipas portuguesas nessa fase da época é um dos objetivos da decisão tomada em defesa da posição de Portugal no ranking da UEFA”, acrescenta.

Os ‘encarnados’ são os atuais detentores do troféu, depois de vencerem por 5-0 o Sporting em 04 de agosto de 2019, no que foi a 41.ª edição do troféu, que habitualmente ‘abre’ a temporada futebolística em Portugal.

Instituída em 1979 e ‘apadrinhada’ pela FPF em 1981, a Supertaça Cândido de Oliveira é disputada entre o vencedor do campeonato e o vencedor da Taça de Portugal, ou, se um clube fizer a ‘dobradinha’, entre esse campeão e o finalista da Taça.

Os ‘dragões’ são os recordistas de vitórias, com 21, contra oito triunfos de Benfica e Sporting, enquanto o Boavista conquistou três edições e o Vitória de Guimarães uma, para completar o palmarés de vencedores.

A decisão foi hoje anunciada pela FPF, que também comunicou a passagem da final da Taça de Portugal para o Estádio Cidade de Coimbra, no dia 01 de agosto, depois de ter sido adiada devido à pandemia, no que será o primeiro ano desde 1982/83 que a final da Taça não decorre no Estádio Nacional.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos, incluindo 1.579 em Portugal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Despiste seguido de capotamento faz um ferido em famalicão

Despiste seguido de capotamento faz um ferido em Famalicão

Próximo Artigo
Crematório em freguesia de guimarães pronto dentro de um ano

Crematório em freguesia de Guimarães pronto dentro de um ano

Artigos Relacionados