Seguir o O MINHO

Desporto

Federação de patinagem decide em 18 de maio retoma dos campeonatos

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Federação de Patinagem de Portugal revelou hoje que vai tomar uma decisão final sobre a retoma das competições em 18 de maio, sendo que a 28 de abril haverá nova análise à situação da pandemia covid-19.


“A próxima reunião acontecerá em 28 de abril. Ficou ainda acordado que, de forma a minimizar o impacto da situação atual nos clubes e atletas, uma decisão final sobre a retoma das competições será tomada até 18 maio”, informa a instituição, em comunicado assinado pelo presidente Luís Sénica.

A federação revela-se “empenhada em construir soluções que valorizem o hóquei em patins”, sendo que na reunião de hoje foram traçados um “conjunto de diferentes cenários para a conclusão da época 2019/20, bem como diferentes cenários para a próxima época 2020/21”.

“Conscientes de que a situação de pandemia que vivemos atualmente terá influência na tomada de decisão sobre a retoma das competições, serão realizadas reuniões quinzenais que acompanhem a evolução do estado de emergência e permitam avaliar as opções e tomar decisões atempadamente”, conclui.

A federação suspendeu todas as competições em 11 de março, um dia depois de ter limitado a 1.000 os espetadores nos jogos de hóquei em patins.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, cerca de 402 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).

Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

Anúncio

Futebol

Portugal faz último treino antes da receção à Suécia

Liga das Nações

em

Foto: Divulgação / FPF

A seleção portuguesa de futebol faz hoje, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o último treino antes do duelo de quarta-feira com a Suécia, da quarta jornada do Grupo 3 da Liga das Nações de futebol.

Portugal, que vem de um empate a zero em França na última ronda do agrupamento, tem uma sessão agendada para as 11:00, que será totalmente fechada aos jornalistas, como medida de precaução, devido à pandemia da covid-19. As imagens dos primeiros minutos do treino serão distribuídas à comunicação social através das plataformas audiovisuais da Federação Portuguesa de Futebol.

Antes, às 10:15, também na Cidade do Futebol, o selecionador Fernando Santos e um jogador ainda a designar irão fazer, numa conferência de imprensa em que as perguntas dos jornalistas serão efetuadas através de uma aplicação móvel, igualmente por causa do novo coronavírus, a antevisão do encontro com Suécia.

Portugal e França seguem no topo no Grupo 3, com sete pontos, embora a formação lusa tenha para já vantagem na diferença de golos, enquanto a Croácia é terceira, com três pontos, e a Suécia segue no último posto, com nenhum ponto.

O Portugal-Suécia está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do sérvio Srdjan Jovanović.

Continuar a ler

Futebol

Três jogadoras do SC Braga e uma do Famalicão chamadas à Seleção Nacional

Fubteol feminino

em

Dolores Silva. Foto: DR / Arquivo

O selecionador português de futebol feminino convocou hoje 25 jogadoras para a dupla jornada de qualificação para o Euro2021 de futebol feminino, adiado para 2022, diante do Chipre, um lote que conta com três atletas do SC Braga (Diana Gomes, Dolores Silva e Andreia Norton) e uma do Famalicão (Rute Costa).

A equipa das ‘quinas’ joga em Larnaca, em 23 de outubro, a partir 19:00 (17:00, em Lisboa), recebendo a seleção cipriota quatro dias depois, pelas 18:00, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

A fase final do Campeonato Europeu em Inglaterra deveria ocorrer no verão de 2021, mas acabou adiada para julho de 2022, devido à pandemia de covid-19.

Portugal ocupa a terceira posição no Grupo E de qualificação, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com 10, mas mais dois encontros realizados. Albânia, com três, segue em quatro, enquanto o Chipre, em último, ainda não somou qualquer ponto.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo.

Os restantes segundos vão disputar um ‘play-off’ em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

Lista das 25 convocadas:

– Guarda-redes: Rute Costa (Famalicão), Inês Pereira (Sporting) e Patrícia Morais (Sporting).

– Defesas: Alicia Correia (Sporting), Carole Costa (Benfica), Diana Gomes (SC Braga), Joana Marchão (Sporting), Matilde Fidalgo (Benfica), Mónica Mendes (Sporting) e Sílvia Rebelo (Benfica).

– Médios: Ana Capeta (Sporting), Andreia Norton (SC Braga), Andreia Jacinto (Sporting), Andreia Faria (Benfica), Cláudia Neto (Fiorentina, Ita), Dolores Silva (SC Braga), Fátima Pinto (Sporting), Mélissa Gomes (Reims, Fra), Tatiana Pinto (Sporting) e Vanessa Marques (Ferencvaros, Hun).

– Avançadas: Ana Borges (Sporting), Ana Leite (Borussia Bocholt, Ale), Diana Silva (Aston Villa, Ing), Francisca Cardoso (Heerenveen, Hol) e Telma Encarnação (Marítimo).

Continuar a ler

Futebol

Bilel (ex-Moreirense) assina pelo Farense

Mercado de transferências

em

Foto: Farense

O extremo franco-argelino Bilel, que estava livre depois de três épocas no Moreirense, foi hoje confirmado como reforço do Farense, último classificado da I Liga de futebol, para as próximas duas temporadas.

“O habilidoso extremo de 26 anos assinou por dois anos”, anunciou o clube algarvio nas redes sociais sobre o jogador, que por estar desempregado pode ser reforço já após o fecho de mercado.

Bilel Aouacheria chegou a Portugal em 2014, oriundo da equipa B dos franceses do Saint-Étienne, para representar o Sporting da Covilhã. Depois de uma passagem pelo Sporting B, assinou em 2017 pelo Moreirense.

Na época passada, ao serviço da equipa de Moreira de Cónegos, somou 32 partidas e um golo em todas as competições.

Bilel é o 15.º reforço do Farense, que ocupa o 18.º e último lugar da I Liga, ainda sem pontos, recebendo no próximo domingo o Famalicão, em partida da quarta jornada.

Continuar a ler

Populares