Federação de canoagem pede em Ponte de Lima benefícios do desporto equiparados à cultura

Ricardo Machado comentou criação do novo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto
Federação de canoagem pede em ponte de lima benefícios do desporto equiparados à cultura
Foto: DR

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Ricardo Machado, manifestou hoje o desejo de que a união com a tutela da cultura permita ao desporto evoluir e beneficiar das mesmas condições.

“Que esta junção à cultura signifique uma pretensão de valorização daquilo que é o desporto e uma equiparação àquilo que, por exemplo, a cultura conseguiu nos últimos anos, nomeadamente em termos de financiamento e fiscalidade”, desafiou o dirigente.

Em declarações à Lusa, Ricardo Machado comentava a criação do novo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, agora liderado por Margarida Balseiro Lopes, que era ministra da Juventude e Modernização.

“É injustificável irmos ao cinema ou ao teatro e pagarmos IVA de 6% e ir ver um jogo de andebol, por exemplo, em que se paga 23%. Porquê esta discriminação negativa em relação ao desporto?”, questionou.

O dirigente congratulou-se com o facto da palavra desporto voltar a integrar o título de um ministério, comparando com um passado recente em que esteve diluído nas tutelas dos assuntos parlamentes e da edução, confiando de que a nova organização vai beneficiar o setor, harmonizando as áreas.

“A mesma coisa relativamente ao mecenato desportivo, em que as empresas que financiam a cultura têm benefícios fiscais muito superiores às que o fazem no desporto. É uma das coisas que podem ser alteradas e que viriam dar uma grande ajuda àquilo que é esta estagnação que tem existido, nos últimos anos, em termos de financiamento e estrangulamento do financiamento do desporto”, sublinhou.

Ricardo Machado encarou ainda como positiva a recondução de Pedro Dias na secretaria de Estado do Desporto, “uma pessoa com uma capacidade técnica e um conhecimento que vem romper um bocadinho com aquilo que era a tradição anterior, em que eram nomeadas pessoas com pouca experiência na área, que não tinham muito a ver com o desporto”.

“Efetivamente, é unanimemente reconhecido que o Pedro Dias é alguém com capacidade técnica, capacidade de conhecimento sobre a área”, valorizou, desejando-lhe um “bom mandato”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Norma do imposto adicional sobre a banca declarada inconstitucional

Norma do imposto adicional sobre a banca declarada inconstitucional

Próximo Artigo
João rodrigues destaca novo pdm como "grande alavanca" da habitação em braga

João Rodrigues destaca novo PDM como "grande alavanca" da habitação em Braga

Artigos Relacionados