Foi adjudicada a obra do Parque Urbano de Sinçães Norte – Gavião, em Famalicão, uma empreitada que pretende reabilitar toda a zona entre o atual parque Sincães e o Tribunal, com um corredor verde com mais de 500 novas árvores e naturalização da ribeira existente.
O contrato foi publicado no dia 19 de agosto no portal BaseGov, consultado este domingo por O MINHO, e a obra foi adjudicada à empresa famalicense Cálculos & Títulos Construções Unipessoal Lda, com um preço contratual de 1.812.105,89 euros e um prazo de execução de 365 dias.
O procedimento, um concurso público, envolveu a participação de várias entidades concorrentes, nomeadamente: José Moreira Fernandes e Filhos S.A., Construções Camposinhos Ferreira Lda, DACOP – Construções e Obras Públicas SA, Pavimogege Empreiteiros da Construção Civil Lda, Construções Gabriel A.S. Couto S.A. e José Pereira Remelhe & Filhos Lda.
Como já havia adiantado a Câmara de Famalicão, o futuro Parque de Sinçães Norte, em Gavião, representa uma extensão do atual Parque de Sinçães. A intervenção, com uma área total de quase 2,2 hectares, compreende a recuperação e renaturalização da sub-bacia da ribeira existente no local e prevê a execução de espaço verde, de eixos pedonais, plataformas e travessias, construção e reconstrução de todas as redes de infraestruturas públicas, reestruturação do arruamento a nascente, restruturação e reperfilamento do leito e margens da ribeira, entre outros trabalhos.
A obra representa um investimento de 1,8 milhões de euros e o objetivo da intervenção passa por naturalizar a ribeira existente no local, fazer ligação ao bairro de S. Vicente e à nova área urbana, prolongando o atual Parque de Sinçães até à zona do Tribunal, num espaço marcadamente florido, com mais de 500 novas árvores.