Seguir o O MINHO

Futebol

FC Porto vende jovem Fábio Silva por 40 milhões

Mercado de Transferências

em

Foto: Twitter (Arquivo)

O avançado português Fábio Silva transferiu-se para os ingleses do Wolverhampton, que pagaram 40 milhões de euros ao FC Porto, informaram sábado os campeões nacionais em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248.º n.º1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Wolverhampton para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Fábio Silva pelo valor de 40.000.000 Euro (quarenta milhões de euros)”, comunicaram os `dragões`.

Fábio Silva, de 18 anos, assinou contrato com o emblema inglês até 2025 e vai aumentar o contingente luso no Wolverhampton, que é treinado por Nuno Espírito Santo e que conta no plantel com Rui Patrício, Rúben Vinagre, Rúben Neves, Bruno Jordão, João Moutinho, Pedro Neto, Daniel Podence e Diogo Jota.

“Olá a todos. Estou muito contente por estar aqui e não vejo a hora de vestir esta camisola e poder celebrar com vocês. Estamos juntos”, transmitiu Fábio Silva aos adeptos do Wolverhampton, num vídeo divulgado nas redes sociais do clube.

O internacional sub-19 vai aumentar o contingente luso no Wolverhampton, que é treinado por Nuno Espírito Santo e que conta no plantel com Rui Patrício, Rúben Vinagre, Rúben Neves, Bruno Jordão, João Moutinho, Pedro Neto, Daniel Podence e Diogo Jota.

O jovem avançado passou pela formação de Nogueirense, Gondomar, FC Porto e Benfica, antes de em 2017 regressar ao clube ‘azul e branco’ e evidenciando-se nas duas temporadas em que atuou pelos juniores, numa das quais ajudando os ‘dragões’ a conquistar a UEFA Youth League, em 2019.

O rendimento de Fábio Silva chamou à atenção de Sérgio Conceição, que o integrou no plantel principal da última temporada, durante a qual somou 21 jogos (oito como titular) e três golos (dois na Taça de Portugal e um na I Liga).

Pelo ‘azuis e brancos’, Fábio Silva conquistou o campeonato e a Taça de Portugal em 2019/20.

Em setembro do ano passado, o ponta de lança entrou na história do clube portista, ao tornar-se no futebolista mais jovem de sempre a jogar pelo FC Porto em provas da UEFA, participando no triunfo sobre o Young Boys (2-1), no grupo G da Liga Europa.

Fábio Silva conseguiu igualmente um lugar na lista dos recordes dos portistas como o mais jovem a conseguir um golo, quando marcou ao Coimbrões (5-0), com 17 anos e três meses, em 19 de outubro de 2019, para a Taça de Portugal – fez o 5-0, aos 81 minutos.

Populares