Seguir o O MINHO

Desporto

FC Porto tenta ‘dobradinha’ no andebol

Andebol

em

Foto: DR

FC Porto e Benfica defrontam-se hoje na final da Taça de Portugal de andebol, em Pinhel, com os ‘dragões’ a perseguirem a segunda ‘dobradinha’ consecutiva após terem conquistado o campeonato só com vitórias esta temporada.

A formação ‘azul e branca’ atravessa uma fase de domínio do andebol português e procura somar a nona Taça de Portugal na final de hoje, às 17:00, frente ao Benfica, no evento que está a decorrer no Pavilhão Multiusos de Pinhel, no distrito da Guarda.

O domínio interno traduz-se na conquista dos dois últimos campeonatos: esta temporada, em que o FC Porto venceu apenas com vitórias, e em 2018/2019, ao qual juntou também a Taça – a temporada de 2019/20 foi suspensa devido à pandemia de covid-19 e não atribuiu vencedores.

Para atingir a final esta temporada, a equipa do Porto sofreu para bater na meia-final o Águas Santas, derrotando a equipa da Maia, quarta do campeonato, apenas no prolongamento (33-31).

Antes da ‘final a 4’, os ‘dragões’ já tinham eliminado o Boa-Hora nos 16 avos de final (35-24), o Artística de Avanca nos ‘oitavos’ (38-28) e o ABC nos quartos-de final (34-22).

Já o Benfica, que terminou o campeonato no terceiro lugar, persegue a sétima Taça do seu currículo e procura repetir o feito da temporada 2017/2018, a última vez que conquistou o troféu.

Na meia-final de sábado, as ‘águias’ eliminaram o eterno rival Sporting (26-24), num encontro no qual demonstraram uma maior consistência e acerto defensivo do que os ‘leões’, vice-campeões nacionais.

Para chegar à final, a equipa às ordens de Chema Rodríguez bateu nos 16 avos de final o Albicastrense (28-18), nos ‘oitavos’ derrotou o Alto do Moinho (35-21) e nos ‘quartos’ eliminou o SC Horta (33-19).

A ‘final a 4’ está a decorrer em Pinhel à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Populares