O FC Porto recebe hoje o Famalicão e quer vencer para aumentar para seis pontos a vantagem na frente da I Liga portuguesa de futebol, na 19.ª jornada, após a derrota caseira do Sporting.
O SC Braga venceu o campeão em título em Alvalade por 2-1 e abriu a porta ao possível distanciamento dos ‘dragões’ na frente, desde que hoje, pelas 20:30, levem de vencida o ‘aflito’ Famalicão e somem o 14.º triunfo seguido na prova.
Os ‘azuis e brancos’ somam 50 pontos, contra 47 dos ‘leões’, e são a única equipa ainda invicta na I Liga, não cedendo qualquer ponto há 13 rondas, mais precisamente desde 11 de setembro de 2021, quando empataram 1-1 em Alvalade, com o Sporting.
O treinador principal Sérgio Conceição não estará no banco, dado que está suspenso, com Vítor Bruno a assumir o comando durante a partida, sendo que Pepe é uma de várias baixas na defesa.
Do outro lado, os famalicenses somam 16 pontos, no 15.º lugar, e viram já nesta ronda Santa Clara e Vizela vencer, pelo que estão sob pressão adicional para subir na tabela e afastar-se dos últimos postos.
Os minhotos não poderão contar com Alexandre Penetra, suspenso, além de Diogo Figueiras e Heriberto Tavares, lesionados, e um trio infetado com covid-19: o ganês Ofori, o francês Dylan e o avançado gaulês Simon Banza, que esta época já marcou 11 golos.
O domingo da 19.ª ronda começa com o Marítimo, nono com 23 pontos, a receber o Belenenses SAD, 18.º e último com 11, na Madeira, às 15:30, à mesma hora do duelo entre Vitória de Guimarães e Estoril Praia.
Os vimaranenses seguem no oitavo lugar, com 24 pontos, menos um do que os estorilistas, que têm um jogo em atraso, e ambos precisam de afastar ‘crises’ de resultados, já que nenhum dos emblemas venceu nas últimas três jornadas.
Pelas 18:00, o Gil Vicente e o Portimonense defrontam-se à procura de manter vivas as aspirações europeias, com as duas equipas separadas por dois pontos – os gilistas são quintos, com 27, e os algarvios sétimos, com 25.
Os minhotos estão numa boa fase, com apenas duas derrotas nas últimas 10 jornadas, com SC Braga (1-0) e Sporting (3-0), ao contrário da equipa de Portimão, sem vencer há quatro rondas da I Liga.