A Câmara de Vieira do Minho volta a juntar-se à Associação de Preservação da Identidade da Freguesia de Campos para mais uma edição da recriação do Ciclo do Pão, no próximo dia 26.
Este é um evento que “celebra as tradições minhotas através de um programa repleto de experiências autênticas”.
A aldeia de Campos abre as suas portas para “dar a conhecer os saberes e sabores de outros tempos”.
A jornada começa às 10:00, no Forno Comunitário de Campos, com a confeção da broa de milho e a recriação de uma malhada.
Enquanto a broa coze no forno, os participantes serão convidados a percorrer trilhos rurais que os levarão até um antigo moinho e uma praia fluvial, onde um experiente moleiro desvendará o funcionamento do engenhoso mecanismo de moagem preservado ao longo de gerações.
De regresso ao forno, chega o “momento mais aguardado”, retirar a broa acabada de cozer e saboreá-la acompanhada de vitela barrosã.
O programa contempla ainda as emblemáticas chegas de bois, uma “tradição profundamente enraizada na cultura rural do Minho”.
Campos, distinguida como “Aldeia de Portugal”, preserva com “orgulho” a sua arquitetura em granito e um valioso património comunitário, visível no forno, nos moinhos e nos inúmeros canastros.
Localizada em plena serra, oferece também uma vista “impressionante” sobre a Serra da Cabreira, tornando “esta viagem ao passado ainda mais memorável”.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia ‘online’ (aqui).