A Batalha de São Mamede, realizada em Guimarães e que deu origem à fundação do reino de Portugal por D. Afonso Henriques, faz hoje 895 anos.
Segundo o município de Guimarães, o 24 de junho de 1128 representa o “Dia Um de Portugal”, “iniciando a Fundação de Portugal, uma data considerada como ‘a primeira tarde portuguesa’ pelo historiador José Mattoso”.
Durante o dia de hoje haverá uma sessão solene de celebração do ‘Dia Um de Portugal’, que consistirá, além da parte protocolar, de um concerto, com composição de Tiago Simães para Coro e Orquestra, acompanhado pelo Coro de S. Mamede – constituído por cerca de 200 coralistas de todo o concelho – e pela Orquestra do Norte”, salientou a autarquia.
Do programa de celebração do “Dia Um de Portugal” faz igualmente parte a XI edição da Feira Afonsina, que decorre entre a zona do Castelo de Guimarães e a Praça da Oliveira, “naquele que é um reforço da iniciativa no Centro Histórico de Guimarães”.
A feira encerra no domingo, às 23:00.
O município acrescenta que a celebração deste ano “conta com uma alargada e forte participação das mais diversas entidades locais, com destaque para a nova área temática, o Poiso das Barricas, junto ao Largo Cónego José Maria Gomes, que terá uma forte componente performativa e uma ligação à produção vinícola de Guimarães e ao Enoturismo”.
O vereador do município com o pelouro da Cultura considera este programa “ambicioso do ponto de vista da afirmação de Guimarães”, destacando “a forte componente científica e histórica, com as jornadas históricas e a consequente publicação dos materiais produzidos”.
Citado no comunicado, Paulo Lopes Silva afirma que a sessão solene, no dia de Guimarães, pretende que seja “cada vez mais aberta à comunidade”, num modelo desenvolvido para ampla participação popular.
“De forma a que possamos celebrar aquilo em que, coletivamente, já temos um enorme orgulho, que é a fundação de Portugal”, diz o vereador.