Faz hoje 640 anos que forças portuguesas, auxiliadas por aliados ingleses, sob o comando de D. João I e do Condestável Nuno Álvares Pereira, derrotaram de forma definitiva o exército de Castela, liderado por João I de Castela, na Batalha de Aljubarrota. Foi a 14 de agosto de 1385 e essa importante vitória serviu para assegurar a defesa da independência nacional e consolidar a Dinastia de Avis.
Para evocar a efeméride, está agendada uma missa celebrativa, esta quinta-feira, às 19:00 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães.
Na cidade-berço, segundo relata o Município numa nota enviada a O MINHO, a comemoração da “Vitória de Aljubarrota” é feita, pelo menos, desde o século XIX.
“Já no século XIX, o” jornal O Comércio de Guimarães relatava que, todos os anos, no dia 14 de agosto, se celebrava uma missa “pela Vitória de Aljubarrota”, junto à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, a chamada Festa do Pelote, pois, no dia da sua celebração era exposto ao público junto ao Padrão do Salado a veste usada na Batalha pelo Rei da Boa Memória, por ele oferecida a Nossa Senhora da Oliveira”, pode ler-se.
E acrescenta: “Esta tradição manteve-se ininterrupta, mesmo durante períodos conturbados, simbolizando os laços indissolúveis entre Guimarães, Aljubarrota e a independência de Portugal”
Na missa de hoje, estará presente o presidente da autarquia vimaranense, Domingos Bragança, acompanhado pela vereadora Paula Oliveira.