Seguir o O MINHO

Desporto

Faz hoje 33 anos que Rosa Mota ganhou a Maratona de Osaka (e conquistou o Japão)

Efeméride

em

Foto: Arquivo / RTP

Foi a 28 de janeiro de 1990 que a atleta portuguesa Rosa Mota conquistou uma das mais simbólicas vitórias da sua carreira, fazendo com que ainda hoje seja lembrada do outro lado do mundo pela brilhante prestação na Maratona de Osaka, no Japão.

A RTP recorda que a atleta do Porto dominou a prova de princípio ao fim, em duas horas, 27 minutos e 47 segundos. Deixou a segunda classificada, uma atleta japonesa, a 1 minuto e 49 segundos, Em terceiro ficou uma atleta russa, a mais de dois minutos.

Aquela era a sétima prova da atleta no Japão, mas teve especial importância pois Rosa Mota tinha desistido no ano anterior e, no início, não estava muito confiante.

“Desde a partida não me senti muito bem, mas fui a controlar para não perder. Por volta dos 25 quilómetros, a japonesa aproximou-se, esteve a sete segundos, tentei forçar um bocado porque já estávamos na parte final e não tinha muito receio que algo me acontecesse porque faltava pouco para acabar”, confessou aos microfones da estação de televisão pública, em 28 de janeiro de 1990.

Em 2007, novamente à RTP, Rosa Mota falava a partir do Japão, notando que “as pessoas dos 40 para cima” ainda a reconhecem e cumprimentam na rua.  Em 2009, foi uma das caras de apoio à candidatura de Tóquio aos Jogos Olímpicos (2020) e, em 2019, correu os 10 quilómetros para assinalar o décimo aniversário da Maratona de Nara, no Japão, obtendo a melhora marca mundial de sempre naquele escalão.

Populares