Seguir o O MINHO

Braga

Famosos éclaires de pastelaria centenária do Porto chegam a Braga esta semana

Comércio

em

Foto: Divulgação

É já na próxima quinta-feira que a Leitaria Quinta do Paço abre uma loja em Braga, anunciou a marca.

O número 37 do largo de S. Francisco, ao lado da Igreja dos Terceiros, alberga a leitaria/pastelaria dentro de um edifício “repleto de traça histórica, com um magnífico pé direito e um teto em abóbada de pedra, que dá o mote para toda a decoração”.

A leitaria irá comercializar os mesmos produtos que se podem encontrar na baixa do Porto: queijo, manteiga e chantilly vendidos a peso e os famosos éclairs.

No serviço de cafetaria haverá batidos, torradas com manteiga e compotas da leitaria, refeições leves e sumos naturais.

O grupo da Leitaria da Quinta do Paço, que faz 100 anos em 2020, registou uma faturação de quatro milhões de euros em 2018, crescendo 20 vezes em relação a 2012.

Nascida no Porto em 1920, na Praça Guilherme Gomes Fernandes, a loja mãe da Leitaria da Quinta do Paço mantém-se há quase 100 anos no mesmo local.

Em 2012, a única loja que existia na altura dava emprego a 15 pessoas. Atualmente nas sete lojas que existem espalhadas pelo país o grupo tem 130 postos de trabalho.

Está também em curso a abertura de uma Leitaria da Quinta do Paço em Sintra, distrito de Lisboa, e outra em Coimbra, onde será feita “uma pequena fábrica”.

A ambição dos proprietários da LQP é continuar a expandir o negócio e abrir uma nova loja na Baixa de Lisboa e outra no Mercado do Bolhão (Porto), cuja obra de reabilitação está em curso.

Populares