Arquivo

Famílias de Braga, Guimarães e Viana já gastam quase metade do orçamento mensal em comida

Inflação
Famílias de braga, guimarães e viana já gastam quase metade do orçamento mensal em comida

Os moradores de Viana do Castelo gastam, em média, 43,7% do ordenado em despesas com alimentação, segundo uma análise da Hellosafe, plataforma especializada na comparação de produtos financeiros.

Já em Braga, a percentagem de despesas em alimentação é de 42,2 e em Guimarães de 42%, de acordo com a análise feita a 13 cidades nacionais.

As três cidades minhotas encontram-se acima da média nacional, sendo que, “atualmente, as famílias portuguesas gastam cerca de 39,9% do seu orçamento mensal em alimentação (26,9% em supermercados e 13% em restaurantes)”.

Famílias de braga, guimarães e viana já gastam quase metade do orçamento mensal em comida
Fonte: Hellosafe

“Observa-se uma tendência oposta no que diz respeito ao preço da habitação. Nas cidades onde os custos da habitação são mais elevados, as despesas com alimentação são mais baixas”, reflete a análise da Hellosafe, dando de conta de que, de entre concelhos analisados, os que têm o índice mais baixo de gasto com alimentação são Lisboa e Cascais.

“Viana do Castelo tem o índice mais elevado de despesas alimentares do país, onde as despesas de supermercado representam 32,4% do orçamento familiar mensal e os restaurantes 11,3%”, acrescenta.

De acordo com a mesma fonte, com uma taxa anual de inflação alimentar de 22% em fevereiro de 2023, Portugal está acima da média europeia (19,1%) e numa situação pior do que países como a Espanha, Itália e França. Segundo os dados apresentados pelo Eurostat, entre os trinta países com dados reportados, Portugal tem a 12ª maior inflação alimentar.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Stop mantém greve nas escolas com proposta da tutela de "migalhas para alguns"

Stop mantém greve nas escolas com proposta da tutela de "migalhas para alguns"

Próximo Artigo
“nova arcada no país das maravilhas”: um parque com diversões, oficinas e alegria até ao final do mês

“Nova Arcada no País das Maravilhas”: um parque com diversões, oficinas e alegria até ao final do mês

Artigos Relacionados