O Hospital de Guimarães criou um projeto que avisa por SMS a família do percurso do doente após a entrada no Serviço de Urgência.
O projeto “trouxe uma significativa melhoria do seu circuito de informação ao utente, mais eficaz e que contribui em muito para a humanização que é uma das prioridades desta instituição”, considera a unidade hospitalar.
Em comunicado, o hospital explica que o projeto informático permite o envio de mensagens para o telefone de referência de contacto do doente.
Assim, após a admissão no Serviço de Urgência, são enviadas pelo menos cinco mensagens com indicações acerca dos procedimentos em curso.
O primeiro momento informa automaticamente da presença do utente no Serviço e que se encontra em observação Clínica.
De seguida, todas as vezes que o doente realize exames (análises, Rx, Tac, outros) é enviado um novo SMS para o número do familiar de referencia, para que este seja atualizado dos procedimentos realizados.
Se for o caso, quatro horas após a realização dos exames é enviado um novo SMS a informar que o doente continua em reavaliação clínica.
Por último, caso o doente tenha alta, ou seja, transferido para o internamento ou outro hospital, será enviada esta informação.
Em todos os casos, sendo necessária informação adicional, um profissional de saúde poderá entrar em contacto direto com a família.
“Este sistema é importantíssimo para que os familiares tenham a noção de como decorre o processo do seu familiar e evita que se desloquem sem necessidade ao Hospital, evitando aglomerados desnecessários”, realça o hospital em comunicado.
Na Unidade de internamento Covid OBS, além da informação diária do médico, está disponível um tablet que permite realizar videochamadas com os doentes, que apresentem condições para tal depois de um agendamento entre os familiares e o enfermeiro responsável da Unidade.