Famalicão vence em Arouca e sobe ao sétimo lugar da Liga

28.ª jornada
Foto: Liga Portugal

O Famalicão venceu hoje na visita ao Arouca por 2-1, num encontro equilibrado em que se mostrou mais eficaz e beneficiou de uma grande penalidade falhada pelos anfitriões, na 28.ª jornada da I Liga de futebol.

Depois de Jason Remeseiro ter falhado da marca dos 11 metros, aos 26 minutos, os minhotos chegaram à vantagem, aos 35, por Óscar Aranda, de penálti, e, apesar do tento de Henrique Araújo, também através de um castigo máximo, aos 71, Mirko Topic estabeleceu o resultado final, aos 76.

Com este resultado, o Famalicão consegue a sua segunda vitória seguida, sobe provisoriamente ao sétimo posto e atinge a marca dos 40 pontos, ao passo que o Arouca regista agora uma série de três jogos sem ganhar e é 13.º, com 29.

Após um arranque em que as duas equipas se ‘encaixaram’ a meio-campo, sem oportunidades de golo substanciais para nenhum dos lados, os caseiros foram gradualmente impondo o seu jogo, instalando-se no meio-campo famalicense e somando algumas aproximações à baliza contrária.

Aos 20 minutos, numa abordagem displicente, o central internacional albanês Enea Mihaj derrubou Miguel Puche no interior da área, com o juiz da partida, Gonçalo Neves, a assinalar grande penalidade, após um longo período de revisão de videoárbitro.

Chamado à conversão, Jason permitiu a defesa ao guardião Lazar Carevic, com Henrique Araújo ainda a cabecear na ‘recarga’, tentativa que seria negada com um notável corte de Justin de Haas em cima da linha de golo.

Os ‘lobos’ mantiveram o ímpeto e somaram mais algumas situações de perigo iminente – Alfonso Trezza teve nos pés uma boa oportunidade, aos 28, e Jason, num livre direto, três minutos depois, acertou em cheio na trave da baliza dos minhotos.

Logo após o remate ao ferro, contra o rumo que a partida tomava até então, o Famalicão conquistou também um penálti, por falta muito imprudente de Chico Lamba sobre Gustavo Sá.

Da marca dos 11 metros, Aranda mostrou-se bem mais eficaz e friamente traiu Nico Mantl com uma cobrança à Panenka, inaugurando assim o marcador, aos 35 minutos.

No segundo tempo, o ritmo de jogo quebrou substancialmente e o conjunto de Hugo Oliveira mostrava-se mais confortável por comparação com os momentos finais dos primeiros 45 minutos.

Aos 54 minutos, a partir de um cartão amarelo a Tom Van de Looi, os dois bancos de suplentes desentenderam-se e os treinadores foram ambos expulsos, algo que ainda não havia acontecido nesta edição do campeonato, o que pode ter também condicionado, de algum modo, os desempenhos das equipas.

Ainda assim, o Arouca chegou ao empate ao conquistar nova grande penalidade, desta feita por derrube do guarda-redes Lazar Carevic a Jason, num lance de claro desentendimento defensivo, com Henrique Araújo a capitalizar com uma finalização muito calma, para o centro da baliza, aos 71.

O empate duraria pouco já que, cinco minutos depois, Mirko Topic recolocou os famalicenses na frente, na sequência de um pontapé de canto, em que Gustavo Sá amorteceu, ao segundo poste, para a entrada do sérvio, que não desperdiçou e desviou para o fundo das redes.

Até final, o Arouca tentou correr atrás do prejuízo, perante um Famalicão mais recuado, mas sem resultados práticos e, sem grandes sobressaltos, o 2-1 manteve-se.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Arouca, em Arouca.

Arouca – Famalicão, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores

0-1, Óscar Aranda, 35 minutos (grande penalidade).

1-1, Henrique Araújo, 71 (grande penalidade).

1-2, Mirko Topic, 76.

Equipas

– Arouca: Nico Mantl, Alex Pinto, Jose Fontán, Chico Lamba, Amadou Danté, Pedro Santos (Mamadou Loum, 80), Taichi Fukui (Morlaye Sylla, 65), Jason Remeseiro (Boris Popovic, 85), Henrique Araújo (Güven Yalçin, 80) Miguel Puche (Brian Mansilla, 65) e Alfonso Trezza.  

(Suplentes: João Valido, Jakub Vinarcik, Morlaye Sylla, Boris Popovic, Pedro Moreira, Brian Mansilla, Mamadou Loum e Güven Yalçin).

Treinador: Vasco Seabra.

– Famalicão: Lazar Carevic, Rodrigo Pinheiro, Enea Mihaj, Justin de Haas, Rafa Soares, Tom van de Looi, Gustavo Sá (Samuel Lobato, 85), Mathias de Amorim (Mirko Topic, 46), Sorriso (Pedro Bondo, 84), Simon Elisor (Václav Sejk, 84) e Óscar Aranda (Gil Dias, 67).

(Suplentes: Ivan Zlobin, Léo Realpe, Mirko Topic, Pedro Bondo, Otar Mamageishvili, Yassir Zabiri, Gil Dias, Václav Sejk e Samuel Lobato).

Treinador: Hugo Oliveira.

Árbitro: Gonçalo Neves (AF Coimbra).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Enea Mihaj (19), Rodrigo Pinheiro (29), Chico Lamba (33), Tom Van de Looi (54), Rafa Soares (64), Güven Yalçin (82), Mamadou Loum (90) e Gil Dias (90+4). Vermelho direto para Vasco Seabra (54) e Hugo Oliveira (54).

Assistência: 1.699 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados