As freguesias de Joane e de Calendário, em Famalicão, vão ter novas Unidades de Saúde Familiar (USF), há muito reivindicadas pelas populações locais, anunciou hoje o município.
Em comunicado, o município refere que celebrou com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, na última semana, os contratos-programa que vão servir de base para a apresentação de duas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à construção e apetrechamento daqueles dois novos equipamentos de cuidados de saúde primários.
“Ambos os projetos eram há muito tempo reclamados com toda a justiça pelas populações e, com a assinatura destes dois protocolos, demos um importante passo nesse sentido”, refere o presidente da Câmara, Mário Passos, citado no comunicado.
Em termos contratuais, a Câmara de Famalicão compromete-se a elaborar o projeto de execução da obra, a promover a execução da empreitada e a assegurar a fiscalização dos trabalhos, assumindo ainda a candidatura às verbas do PRR.
Ambos os equipamentos serão construídos em terrenos cedidos pela autarquia à ARS-Norte.
O PRR estima um financiamento máximo de quase 1,2 milhões de euros para a construção da Unidade de Saúde de Joane e de 1,1 milhão de euros para a construção da Unidade de Saúde de São Miguel-o-Anjo, em Calendário.
Sobre os eventuais custos que as duas obras possam vir a representar para o município, Mário Passos diz que “ainda não é possível prever qual será o investimento total das duas empreitadas, nem aquele que será assumido pela Câmara Municipal”.
“Para já, a autarquia está a trabalhar na elaboração dos projetos”, adianta o autarca.