Famalicão vai ligar Noroeste do concelho com um “corredor ecológico”

Investimento de 100 mil euros
Famalicão vai ligar noroeste do concelho com um "corredor ecológico"

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai investir 100 mil euros no rio Este em Vila Nova de Famalicão, criando “um corredor ecológico” que ligue o Mosteiro de Arnoso Santa Eulália à ciclovia de Gondifelos, anunciou, esta terça-feira, a câmara.

Em comunicado enviado à Lusa, o município de Famalicão explica que a intervenção de “valorização e revitalização” naquele curso de água será nas freguesias de Arnoso, Nine e Louro, e que o investimento nacional surge no âmbito do projeto “Os Nossos Rios”, promovido pela autarquia.

Famalicão vai ligar noroeste do concelho com um "corredor ecológico"

“O objetivo é criar um corredor ecológico pedonal e ciclável que ligue o Mosteiro de Arnoso Santa Eulália até à ciclovia, em Gondifelos”, lê-se.

Segundo o comunicado, o protocolo de colaboração entre a APA e a Câmara Municipal de Famalicão, celebrado em dezembro, “visa promover a prevenção e defesa da margem deste troço do rio Este, com a recuperação e valorização da zona envolvente, tendo em vista a proteção e salvaguarda de pessoas, infraestruturas e bens”.

Além disso, ambas as entidades querem assegurar “a defesa da galeria ripícola, evitando a erosão fluvial do leito e das margens e garantindo condições de escoamento da água”.

“O projeto incide sobre a recuperação do leito do rio e das margens, e, neste âmbito, temos vindo a trabalhar com os proprietários dos terrenos ribeirinhos”, assinala no texto o vereador do Ambiente, Pedro Sena.

Com esta ação, “a autarquia quer que a população possa usufruir do rio a partir das suas margens”, acrescenta.

O projeto “Os Nossos Rios” foi lançado em 2016, pela câmara do distrito de Braga e pela APA, visando a proteção do ambiente e a promoção do património natural do concelho.

As áreas de intervenção são Rio Este, Guisande, Pele, Pelhe e Ave, levando à reabilitação dos cursos de água e património envolvente, estabelecendo-se como princípio a valorização dos leitos e das margens fluviais como elementos fundamentais da dinâmica ecológica e paisagística.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Número de formandos das forças armadas caiu para metade em 20 anos

Número de formandos das Forças Armadas caiu para metade em 20 anos

Próximo Artigo
Os números do euromilhões

Os números do Euromilhões

Artigos Relacionados