Um ecocentro móvel vai percorrer as freguesias de Famalicão, a partir de terça-feira, para lá serem depositados alguns resíduos que não podem ser depositados nos ecopontos tradicionais, tais como lâmpadas, tinteiros, pilhas ou pequenos eletrodomésticos, anunciou hoje a autarquia.
A primeira paragem do ecocentro será na freguesia de Abade Vermoim, de 07 a 14 de março, sendo deslocado semanalmente. Seguem-se as freguesias de Antas (14 a 21 de março), Arnoso Santa Eulália (21 a 28 de março) e Arnoso Santa Maria (28 de março a 04 de abril).
Os resíduos que podem e devem ser depositados neste equipamento são: lâmpadas (tubulares e normais), pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, resíduos de papel (não embalagem, como por exemplo revistas e jornais), roupa, calçado e brinquedos, pequenos eletrodomésticos (ferros de engomar, torradeiras, cafeteiras elétricas, máquinas de barbear, entre outros), tampas e rolhas de plástico e vidro plano (vidros e espelhos).
Com a disponibilização deste equipamento à população, a autarquia liderada por Mário Passos dá “mais um passo rumo ao objetivo da sustentabilidade ambiental, aumentando a quantidade de resíduos enviados para reciclagem”, refere o comunicado.
“Ao percorrer semanalmente as várias freguesias do concelho, este equipamento está a dar a possibilidade aos famalicenses de reciclarem diferentes objetos sem saírem da sua freguesia. Estamos a levar o ecocentro até às pessoas, a promover a reciclagem junto dos famalicenses e a reforçar a política de sustentabilidade do município”, diz o vereador do Ambiente da autarquia, Hélder Pereira.
O calendário do ecocentro móvel pode ser consultado no portal do Município e está sujeito a alterações.
A Câmara alerta que se o primeiro dia da colocação do equipamento for a um feriado, o equipamento só será colocado no dia útil seguinte.