A Câmara de Famalicão disponibilizou um aplicação para ‘smartphone’ que permite reportar “de forma rápida, descritiva, ilustrada e georreferenciada, ocorrências em qualquer ponto do concelho de Vila Nova de Famalicão”, foi hoje divulgado pela autarquia.
A ferramenta digital “Gestão de Ocorrências” foi apresentada no âmbito da Semana B-Smart, e encontra-se disponível na plataforma “B-Smart Famalicão” e na ‘app’ “Famalicão YourPlace” (opção “Ocorrências”).
“Com esta ferramenta, os cidadãos assumem um papel ainda mais ativo no processo de gestão do nosso território, contribuindo para o seu desenvolvimento e eficiência”, refere o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.
“A plataforma de gestão de ocorrências, permite sinalizar em tempo real, situações que exijam a intervenção célere dos serviços municipais e encaminhar mais atempadamente os casos que devem ser seguidos por outros organismos públicos. É uma forma de envolver os famalicenses no processo de gestão municipal, incrementando a transparência e a participação cidadã”, acrescenta o autarca, citado em comunicado.
Para reportar uma situação irregular, os cidadãos devem registar-se na plataforma “B-Smart”, clicando no ícone respetivo. Depois desta etapa, deve selecionar a opção “Gestão de Ocorrências” (disponível também na aplicação móvel “Famalicão YourPlace”, compatível com Android e iOS), e de seguida clicar em “+ Reportar” para iniciar o processo de inserção dos dados de localização, fotografias ou ficheiros e descrição da situação detetada.
O desenvolvimento da ocorrência, que será gerido a partir do Centro de Inteligência Urbana do Município de Vila Nova de Famalicão, também pode acompanhado através da plataforma.
De referir que, para além desta ferramenta, a plataforma “B-Smart” disponibiliza outras 21 ferramentas, que possuem informação sobre iluminação pública, dados estatísticos do território, equipamentos culturais e desportivos, entre outros.
Recorde-se que o programa municipal “B-Smart Famalicão” visa ajudar a criar uma “cidade mais verde, mais inclusiva, mais inovadora e com uma gestão pública mais moderna, cultivando e promovendo a diversidade, a igualdade de oportunidades e a participação cidadã”.
As ações desenvolvidas no âmbito do “B-Smart Famalicão” são pautadas pela Agenda Urbana 2030, um plano de ação global que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, que vigora desde 2016 até 2030.