Famalicão soma sétimo triunfo em 10 jogos

29.ª jornada
Foto: Liga Portugal

O Famalicão venceu hoje o Estoril Praia por 3-0, num jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os minhotos aproveitaram um erro do guarda-redes adversário para começar a construir o triunfo.

Num desafio em que ambos os conjuntos começaram por mostrar dificuldades na finalização, os golos só surgiram no segundo tempo, com Sorriso, após defesa incompleta de Joel Robles, a inaugurar o marcador, aos 63 minutos, e com Václav Sejk (72) e Gil Dias (90+3) a darem volume ao resultado final.

Com este desfecho, o Famalicão, que somou a terceira vitória consecutiva, segue no sétimo lugar da classificação, agora com 43 pontos.

Já o Estoril Praia, que até vinha de uma vitória na última jornada [frente ao AVS], após quebrar uma série de quatro jogos sem vencer, ocupa o nono lugar, com os mesmos 39 pontos.

Os minhotos, sem o técnico Hugo Oliveira no banco, devido a castigo, entraram mais pressionantes no desafio e provaram-no logo aos dois minutos, com uma boa ocasião de Gustavo Sá, na sequência de um canto, falhando por pouco uma emenda ao um desvio inicial de Mihaj.

A toada ofensiva dos minhotos manteve-se nos primeiros minutos, com destaque para incursões de Pedro Bondo e Sorriso, que tentaram explorar a profundidade pelos corredores, mas não encontraram finalização.

Os estorilistas só conseguiram equilibrar o encontro a partir do quarto de hora, apostando em transições rápidas, e conseguindo, aos 18 minutos, a primeira ocasião flagrante, num remate de André Lacximicant desviado por uma boa intervenção do guarda-redes famalicense.

A equipa da ‘linha’ ganhou confiança e foi subindo no terreno, capitalizando alguma passividade da defesa contrária, com Lacximicant, aos 33, a surgir novamente em boa posição, mas a desperdiçar, com um remate por cima.

Depois de ter cedido o protagonismo inicial, perante a pressão dos ‘canarinhos’, o Famalicão só voltou a despertar para o jogo perto do intervalo, primeiro num contra-ataque de Rodrigo Pinheiro, que tentou surpreender com um remate cruzado, e, depois, aos 44 minutos, num cabeceamento ao lado de Óscar Aranda, após canto.

Ainda assim, com todas as falhas na finalização, as duas equipas acabaram por recolher aos balneários com o ‘nulo’ castigador no tempo de descanso.

O segundo tempo reatou com as mesmas dificuldades na definição final para os dois conjuntos, num inconsequente equilíbrio de forças que só foi desfeito aos 63 minutos, através de um erro dos estorilistas.

Após uma rápida transição do Famalicão, Sorriso conseguiu receber um grande passe de Aranda e, depois de tirar dois adversários do caminho, rematou em arco, com o guardião Joel Robles a deixar escapar a bola quando a parecia ter controlado, oferecendo o 1-0 aos nortenhos.

O tento galvanizou os locais e destabilizou os comandados de Ian Cathro, que foram perdendo a coesão demonstrada até então, acabando, aos 72 minutos, por ter nova brecha defensiva fatal.

Numa jogada de envolvimento, mais uma vez desenhada por Óscar Aranda, Sorriso e o recém-entrado Sejk surgiram sem marcação na área do Estoril, com o brasileiro a assistir com o peito o remate do checo, que fixou o 2-0.

Este segundo golo foi um golpe demasiado duro para os ‘canarinhos’, que sentiram muitas dificuldades para reagir, perante um adversário confortável, que, aproveitando o espaço, ainda deu um golpe fatal no adversário, com Gil Dias, aposta final dos nortenhos, a fixar o 3-0 final, já aos 90+3 minutos, num lance em que o guarda-redes Joel Robles voltou a mostrar debilidades.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Famalicão – Estoril Praia, 3-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Sorriso, 63 minutos.

2-0, Václav Sejk, 72.

3-0, Gil Dias, 90+3.

Equipas

– Famalicão: Carevic, Rodrigo Pinheiro, Justin de Haas, Mihaj, Pedro Bondo, Tom van de Looi, Mirko Topic, Gustavo Sá (Samuel Lobato, 86), Sorriso, Simon Elisor (Václav Sejk, 68) e Óscar Aranda (Gil Dias, 90).

(Suplentes: Ivan Zlobin, Lucas Calegari, Léo Realpe, Samuel Lobato, Otar Mamageishvili, Mathias de Amorim, Gil Dias, Václav Sejk e Yassir Zabiri).

Treinador: Hugo Oliveira (substituído no banco por Ricardo Silva, devido a castigo).

– Estoril Praia: Joel Robles, Felix Bacher, Kévin Boma, Pedro Álvaro (Rafik Guitane, 65), Wagner Pina (Pedro Carvalho, 82), Vinícius Zanocelo (Israel Salazar, 82), Jordan Holsgrove, Pedro Amaral, Begraoui (Fabrício Garcia, 65), André Lacximicant (Alejandro Marqués, 68) e João Carvalho.

(Suplentes: Kevin Chamorro, Pedro Carvalho, Gonçalo Costa, Fabrício Garcia, Tiago Parente, Tiago Brito, Rafik Guitane, Alejandro Marqués e Israel Salazar).

Treinador: Ian Cathro.

Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Felix Bacher (35), Sorriso (51), Wagner Pina (66), Mirko Topic (69), Rodrigo Pinheiro (78), Pedro Amaral (82) e João Carvalho (90+2).

Assistência: Cerca de 3.500 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados