Um golo de Simon Elisor permitiu ao Famalicão bater o Tondela, 1-0, em jogo da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Rio Maior, a 200 quilómetros da cidade beirã, e manter a liderança.
Com este resultado, a equipa comandada por Hugo Oliveira soma a segunda vitória em duas jornadas, depois de já ter vencido ao Santa Clara, 3-0, na ronda inaugural, ao passo que o Tondela averba a segunda derrota seguida depois de ter perdido na visita ao Sporting de Braga, 0-3.
No Estádio Municipal de Rio Maior, ‘casa’ emprestada dos ‘tondelenses’ devido à intervenção de que está a ser alvo o relvado o Estádio João Cardoso, o Famalicão entrou mais agressivo e aos 12 minutos apenas um corte crucial de Tiago Manso, em cima da linha, evitou o golo de cabeça a Simon Elisor.
Aos poucos, a formação liderada por Ivo Vieira começou a equilibrar a partida, ainda que sem conseguir criar ocasiões perigosas. Aos 36, Yarlen ainda ‘disparou’ de fora da área, mas Lazar Carevic defendeu.
Na etapa complementar entrou melhor o Tondela, com duas boas oportunidades logo a abrir.
Primeiro por Miro, que surgiu isolado e Carevic desviou o remate antes de a bola embater no poste da baliza, e, depois, por Ouattara Moudjatovic, que atirou à barra.
A resposta dos ‘famalicenses’ surgiu de pronto. Gustavo Sá causou a primeira situação de perigo, mas foi Simon Elisor que, à entrada da área e assistido por Mathias de Amorim, desferiu um remate colocado ao ângulo superior direito, apontando aquele que foi tento decisivo da partida.
Na próxima ronda, e caso ganhe na receção ao Gil Vicente, o Famalicão iguala o melhor arranque de sempre no escalão máximo, registado na época passada sob comando de Armando Evangelista. Já o Tondela tem agendada a visita ao vice-campeão Benfica.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio Municipal de Rio Maior.
Tondela – Famalicão, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador
0-1, Simon Elisor, 69 minutos.
Equipas
– Tondela: Bernardo Fontes, Christian Marques, João Afonso, Nor Maviram, Tiago Manso, Joe Hodge (Hélder Tavares, 87), Xabi Huarte (Pedro Maranhão, 46), Cícero Alves (Juan Rodríguez, 41), Miro, Yarlen (Afonso Rodrigues, 67) e Ouattara Moudjatovic (Yefrei Rodríguez, 67).
(Suplentes: Gabriel Souza, Brayan Medina, Rémy Vita, Bebeto, Juan Rodríguez, Hélder Tavares, Afonso Rodrigues, Yefrei Rodríguez e Pedro Maranhão).
Treinador: Ivo Vieira.
– Famalicão: Lazar Carevic, Rodrigo Pinheiro, Léo Realpe, Justin de Haas, Pedro Bondo (Gustavo Garcia, 73), Tom van de Looi, Mathias de Amorim (Umar Abubakar, 87), Gustavo Sá (Pedro Santos, 73), Sorriso, Gil Dias (Roméo Beney, 59) e Simon Elisor (Ibrahima Ba, 87).
(Suplentes: Ivan Zlobin, Gustavo Garcia, Ibrahima Ba, Marcos Peña, Otar Mamageishvili, Pedro Santos, Umar Abubakar, Roméo Beney e Yassir Zabiri).
Treinador: Hugo Oliveira.
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Léo Realpe (13).
Assistência: 532 espetadores.