Arquivo

Famalicão sofre reviravolta e perde com o Sporting

5.ª jornada
Famalicão sofre reviravolta e perde com o sporting
Foto: FC Famalicão

O Sporting regressou hoje às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar o Famalicão, por 2-1, com reviravolta, num encontro da quinta jornada em que os minhotos ombrearam com os ‘leões’, mais ofensivos e perigosos.

Derrotada no ‘clássico’ da ronda anterior, com o FC Porto (2-1), a formação ‘verde e branca’ ficou em desvantagem aos 17 minutos, perante o golo de Gustavo Sá, mas igualou aos 22, por Pedro Gonçalves, e ‘virou’ o resultado aos 65, por Luis Suárez, após desperdiçar algumas ocasiões para se colocar na frente.

A equipa lisboeta ascendeu à vice-liderança do campeonato, com 12 pontos, a três dos ‘dragões’, graças a um triunfo que valeu a ultrapassagem ao Famalicão, que sofreu os primeiros dois golos e averbou o primeiro desaire no campeonato, ocupando o quinto posto, com 10.

Com João Virgínia na baliza, em vez do habitual titular, Rui Silva, e um renovado corredor direito, formado por Vagiannidis e Geovany Quenda, a equipa de Alvalade quis circular a bola no meio-campo adversário desde o apito inicial e traduziu esse ascendente no primeiro quarto de hora em duas ocasiões claras de golo.

Luis Suárez falhou o alvo aos seis minutos, com um remate por cima junto à pequena área, após passe de cabeça de Hjulmand, e Quenda apareceu isolado perante Carevic, após uma jogada coletiva rente à relva, mas atirou à figura do guarda-redes montenegrino.

Os minhotos acompanharam o ritmo elevado da fase inicial, servindo-se da velocidade dos elementos mais adiantados, e ameaçou pela primeira vez a baliza num remate de Rodrigo Pinheiro, ao lado, ao minuto nove, antes de desfazer o ‘nulo’ por Gustavo Sá, após cruzamento de Gil Dias, uma das novidades no ‘onze’ famalicense, a par de Ibrahima Ba.

O Sporting repôs a igualdade cinco minutos depois, com Pedro Gonçalves, desmarcado por Quenda, a colocar a bola por entre as pernas de Carevic, ficou a centímetros da reviravolta num remate de Trincão, aos 30, e voltou a introduzir a bola na baliza adversária, aos 38, mas com Suárez em posição de fora de jogo.

Os cruzamentos da formação treinada por Hugo Oliveira continuaram, todavia, a provocar ‘calafrios’ no seio da defesa leonina, sobretudo o cabeceamento de Justin de Haas a rasar o poste direito, aos 45+4.

Mais ofensiva pela ala direita nos primeiros 45 minutos, a equipa ‘verde e branca’ privilegiou o corredor esquerdo na etapa complementar, gerando, a partir daí, os lances em que Quenda atirou ao poste, aos 49 minutos, Trincão rematou por cima, aos 62, e Luis Suárez selou a reviravolta.

O remate rasteiro do colombiano, numa jogada iniciada por Ricardo Mangas, com contributos de Trincão e de Pedro Gonçalves, adiantou o Sporting no ‘marcador’, instantes antes de o treinador Rui Borges colocar em campo Maxi Araújo, recuperado de lesão, e Ioannidis, em estreia absoluta.

O golo sofrido ‘empurrou’ os famalicenses para o meio-campo leonino e para ataques mais organizados em busca da igualdade, mas, apesar do esforço, a equipa treinada por Hugo Oliveira só esteve perto de marcar aos 76 minutos, num cabeceamento de Simon Elisor ao lado, antes de o Sporting controlar a vantagem com mais segurança e de ameaçar o 3-1 num lance individual de João Simões.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Famalicão – Sporting, 1-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores

1-0, Gustavo Sá, 17 minutos.

1-1, Pedro Gonçalves, 22.

1-2, Luís Suárez, 65.

Equipas

– Famalicão: Carevic, Rodrigo Pinheiro, Ibrahima Ba, Justin de Haas, Pedro Bondo (Joujou, 71), Mathias de Amorim (Abubakar, 88), Marcos Peña (Tom van de Looi, 71), Gil Dias, Gustavo Sá (Pedro Santos, 81), Sorriso e Simon Elisor (Zabiri, 81).

(Suplentes: Zlobin, Gustavo Garcia, Matheus Mattara, Tom van de Looi, Otar Mamageishvili, Pedro Santos, Zabiri, Umar Abubakar e Joujou).

Treinador: Hugo Oliveira.

– Sporting: João Virgínia, Vagiannidis, Debast, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas (Maxi Araújo, 68), Kochorashvili (Ioannidis, 68), Hjulmand, Geovany Quenda, Trincão (Eduardo Quaresma, 90+2), Pedro Gonçalves (João Simões, 88) e Luis Suárez (Alisson, 88).

(Suplentes: Diego Callai, Fresneda, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Maxi Araújo, Rayan Lucas, João Simões, Alisson e Ioannidis).

Treinador: Rui Borges.

Árbitro: António Nobre (Associação de Futebol de Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Hjulmand (20), Gonçalo Inácio (25), Gustavo Sá (28), Gil Dias (45+4), Pedro Bondo (45+5), Marcos Peña (63) e Maxi Araújo (90+1).

Assistência: cerca de 5.000 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugal perde com espanha por 7-2 na final do europeu feminino de hóquei em patins

Portugal perde com Espanha por 7-2 na final do Europeu feminino de hóquei em patins

Próximo Artigo
"o sporting foi extremamente agressivo"

"O Sporting foi extremamente agressivo"

Artigos Relacionados