A Câmara Municipal de Famalicão quer valorizar a área envolvente ao Penedo da Lua, localizado no Monte de Santa Catarina, um dos pontos mais altos do concelho, transformando-o num “espaço de observação e contemplação da natureza”, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia refere que esta é uma área com mais de 13 mil metros quadrados, situada junto à central solar fotovoltaica que se encontra a ser construída na União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, cuja celebração do contrato de comodato pelo período de 26 anos foi recentemente aprovada pelo executivo municipal.
O espaço foi ontem visitado pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que se fez acompanhar pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira, e por alguns membros da associação ambientalista Famalicão em Transição, num encontro que resultou numa “excelente troca de ideias e contributos” para o futuro desta área, cujo projeto está a ser elaborado pela autarquia.
“Temos aqui um dos pontos mais altos do concelho (…) um espaço que pode ser aproveitado como miradouro e até como laboratório de estudo e investigação para se perceber o impacto das energias renováveis na conservação da biodiversidade”, apontou a propósito o edil que explicou que o objetivo é que os famalicenses possam usufruir de um espaço com características muito próprias e diferenciadoras.
O porta-voz da associação ambientalista, Gil Pereira, acrescentou mesmo que “no concelho há poucas áreas deste género”, explicando que, embora a regeneração natural possa ser mais demorada, é a opção que pode garantir uma melhor preservação da biodiversidade.
A criação da floresta municipal, conceito que tem sido defendido por Mário Passos, foi outros dos assuntos abordados no encontro desta quinta-feira.
O autarca lembrou que a floresta municipal é “importante para a valorização e preservação da floresta no concelho e desafiou a associação a colaborar com a autarquia na concretização deste objetivo”.