Seguir o O MINHO

Futebol

Famalicão perde em casa e pode sair dos lugares europeus

29.ª jornada

em

O Famalicão perdeu hoje por 0-1, em Famalicão, contra o Portimonense, em jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e aproximou-se da zona de manutenção no escalão principal.


Um golo marcado aos 17 minutos pelo avançado Ricardo Vaz Tê permitiu à equipa algarvia conquistar o segundo triunfo seguido no campeonato – o que acontece pela primeira vez esta época – e reduzir a distância para o Tondela, a primeira equipa acima da ‘zona vermelha’.

João Pedro Sousa apostou no mesmo ‘onze’ que trouxe de Moreira de Cónegos um empate, enquanto Paulo Sérgio fez uma alteração forçada em relação ao encontro com o Marítimo, saindo Lucas Fernandes para dar lugar a Lucas Possignolo.

O Portimonense foi a equipa que melhor entrou na partida, encontrando pela frente um Famalicão muito diferente do que tem vindo a mostrar, com grandes dificuldades em controlar o adversário e em chegar à baliza adversária.

Esta superioridade dos algarvios, que se manteve até ao intervalo, foi-se tornando cada vez mais evidente à medida que o jogo se desenrolava.

Aos 11 minutos aconteceu o primeiro lance de perigo para o Portimonense. Bruno Tabata fez um remate em arco, valendo uma grande defesa de Vaná, que desviou a bola para a barra da baliza.

Após algumas ameaças, a formação comandada por Paulo Sérgio chegou, sem surpresas, ao golo, aos 17 minutos, por intermédio de Vaz Tê. Tabata, peça fundamental na construção da vitória algarvia, recuperou a bola e isolou Vaz Té, que rematou colocado para golo.

O Famalicão ainda tentou reagir, mas a ineficácia e apatia dos seus jogadores não permitiu contrariar a tendência de jogo.

No entanto, ao intervalo, João Pedro Sousa fez três alterações na equipa famalicense, com a entrada de Gustavo Assunção, Riccieli e Coly, que fizeram a diferença dentro das quatro linhas.

A formação da casa assumiu o comando e as oportunidades de golo e a pressão na baliza adversária passaram a ser uma constante.

Aos 53 minutos, Pedro Gonçalves rematou com perigo à baliza de Gonda, obrigando o guarda-redes nipónico a uma defesa complicada.

O guardião japonês voltou a estar em destaque aos 59 minutos, altura em que desviou a bola para a trave após um remate de Diogo Gonçalves.

A pressão do Famalicão manteve-se até ao apito final, obrigando o Portimonense a passar por momento críticos e de grande aperto. Ainda assim, os algarvios estiveram coesos e conseguiram segurar os três pontos.

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão.

Famalicão – Portimonense, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Ricardo Vaz Tê, 17 minutos.

Equipas:

– Famalicão: Vaná, Ivo Pinto, Roderick, Nehuen Perez (Riccieli, 46), Alex Centelles (Gustavo Assunção, 46), Uros Racic (Walterson, 70), Pedro Gonçalves, Fábio Martins (Anderson, 77), Rúben Lameiras (Coly, 46), Diogo Gonçalves e Toni Martinez.

(Suplentes: Defendi, Guga, Walterson, Ofori, Gustavo Assunção, Riccieli, Anderson, Coly e Patrick William).

Treinador: João Pedro Sousa.

– Portimonense: Gonda, Hackman, Lucas Possignolo, Jadson, Fali (Henrique, 83), Willyan (Bruno Costa, 67), Denner, Ricardo Vaz Tê (Beto, 74), Júnior Tavares (Rómulo, 84), Bruno Tabata e Aylton Boa Morte (Rodrigo, 84).

(Suplentes: Samuel, Rômulo, Marlos, Beto, Anderson Oliveira, Henrique, Koki Anzai, Bruno Costa e Rodrigo).

Treinador: Paulo Sérgio.

Árbitro: Fábio Veríssimo (A.F. Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rodrick (13), Dener (31), Fábio Martins (68), Riccieli (73), Rômulo (88), Gustavo Assunção (89).

Assistência: Sem espetadores por determinação da Federação Portuguesa de Futebol, em resposta à pandemia de covid-19.

Anúncio

Futebol

SC Braga rescinde com Diogo Viana

Mercado de transferências

em

Foto: DR / Arquivo

O SC Braga e Diogo Viana chegaram hoje a acordo para a rescisão do contrato, revelou o clube minhoto da I Liga de futebol.

O lateral/extremo de 30 anos, que conta com passagens pelo Sporting (formação) ou FC Porto, chegou ao clube minhoto na época passada, tendo realizado oito jogos.

Continuar a ler

Futebol

Famalicão contrata avançado Tobias Zarate

Mercado de transferências

em

Foto: FC Famalicão

O avançado argentino Tobias Zarate assinou pelo Famalicão até ao final da temporada e tornou-se no terceiro reforço do clube da I Liga portuguesa de futebol apresentado hoje.

Tobias Zarate, de 20 anos, é avançado e estreou-se na equipa principal do Vélez Sarsfield no primeiro trimestre do presente ano. Pelo clube de Buenos Aires jogou na Liga argentina e na Copa Sul-americana.

“É uma oportunidade para continuar o meu processo de desenvolvimento enquanto jogador num clube que valoriza muito os jovens”, referiu Tobias Zarate ao site do clube famalicense.

Continuar a ler

Futebol

Vitória SC empresta Pedro Henrique ao clube de Ivo Vieira

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O defesa Pedro Henrique vai jogar no Al Wehda, clube da Arábia Saudita treinado pelo português Ivo Vieira, durante a época 2020/21, por empréstimo do Vitória SC, anunciou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.

“A Vitória Sport Clube, Futebol SAD anuncia o empréstimo de Pedro Henrique ao Al Wehda, da Arábia Saudita, com duração de uma temporada sem opção de compra. O central jogará na primeira liga saudita na época 2020/21”, lê-se na nota publicada no sítio oficial dos vimaranenses.

O central, de 27 anos, vai jogar na Arábia Saudita, depois de cinco temporadas em que disputou 156 jogos oficiais com a camisola do Vitória, a última das quais às ordens do treinador Ivo Vieira – realizou 35 partidas oficiais na época 2019/20.

O defesa brasileiro vai reencontrar o técnico madeirense, de 44 anos, após ter ficado de fora do plantel principal dos minhotos para a época um curso, treinado por Tiago Mendes.

Depois de Pedro Henrique ter cumprido as duas primeiras temporadas em Guimarães por empréstimo dos brasileiros do Cianorte, o Vitória comprou o seu passe por cerca de dois milhões de euros no início da época 2017/18, tendo assinado um contrato válido até junho de 2022 com o atleta.

Continuar a ler

Populares