Famalicão perde em casa com o FC Porto

Foto: FC Famalicão

O FC Porto venceu hoje o Famalicão, por 3-0, com golos apontados ainda na primeira parte por Evanilson e Taremi, e na segunda por Francisco Conceição, em partida da 12.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Com este resultado, os ‘dragões’ igualaram à condição Benfica e Sporting, primeiro e segundo, respetivamente, todos com 28 pontos, enquanto os famalicenses, por outro lado, já vinham de uma derrota e da eliminação da Taça de Portugal, diante do Benfica, um dos objetivos da temporada da formação minhota.

Para este encontro, Jorge Sánchez e João Mendes foram as grandes novidades de Sérgio Conceição no ‘onze’ inicial. O técnico dos ‘dragões’ mudou os alas na defesa, mantendo Pepe e Fábio Cardoso no eixo.

Já do lado do Famalicão, João Pedro Sousa incluiu no ‘onze’ Cádiz e Theo Fonseca.

O FC Porto chegou cedo ao golo: aos oito minutos, um remate colocado de Evanilson à entrada da área, após um livre lateral, abriu a contagem para a formação ‘azul e branca’.

Depois do golo, a formação da casa reagiu e foram várias as oportunidades que poderiam ter dado em golo.

Aos 20 minutos, Puma Rodríguez marcou um livre lateral e Diogo Costa afastou a bola com uma palmada, sendo que na recarga Zaydou rematou por cima.

Logo de seguida, e após um cruzamento de Puma Rodríguez, Cádiz desviou ao primeiro poste, mas a bola saiu ao lado da baliza portista.

A pressão da equipa comandada por João Pedro Sousa manteve-se e fez os jogadores do FC Porto ‘suar’ nestes minutos finais do primeiro tempo, na tentativa de anular essa reação.

Aos 38 minutos, um contra-ataque famalicense terminou com uma cabeçada de Cádiz ao lado da baliza de Diogo Costa. O Famalicão estava a conseguir chegar à baliza portista, mas não o estava a conseguir fazer da melhor forma na parte da finalização.

Entretanto, já perto do intervalo, os ‘dragões’ voltaram a equilibrar-se e encontraram novamente o rumo da baliza adversária: João Mendes rematou de fora da área e Luiz Júnior sentiu grandes dificuldades no lance.

Logo de seguida, Alan Varela, de primeira, atirou para uma boa defesa do guardião famalicense.

A chegar ao intervalo, num lance que deixou muitas dúvidas, os minhotos ficaram a pedir grande penalidade. Há dúvidas sobre uma mão de Eustáquio na área ‘azul e branca’, mas o árbitro, depois de consultar o VAR, mandou o jogo seguir.

Mas o FC Porto acabaria mesmo por marcar outra vez ainda antes do descanso, já em tempo de compensação: após uma recuperação de Eustáquio, Galeno isolou Taremi e o avançado rematou cruzado para golo.

O iraniano festejou com um forte abraço ao treinador que, na conferência de imprensa de antevisão deste encontro, teceu grandes elogios ao jogador.

Na segunda parte, as duas equipas baixaram o ritmo de jogo, ainda assim, os famalicenses não ‘baixaram os braços’ e continuaram a pressionar na busca de reduzir a desvantagem.

Aos 65 minutos, após um cruzamento de Nathan para a área, Topic rematou por cima.

Já na reta final do encontro, o Famalicão ficou reduzido a 10 jogadores. Zaydou arriscou num lance com João Mendes e viu o segundo amarelo, complicando ainda mais a tarefa da formação minhota.

O FC Porto acabou por marcar mais um, desta feita pelo recém-entrado Francisco Conceição que, após uma assistência de Grujic, finalizou com ‘classe’ à saída do guardião Luiz Júnior.

O internacional sub-21 esteve muito perto de fazer mais um golo, já nos descontos, mas a bola caprichosamente bateu no poste.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão.

Famalicão – FC Porto, 0-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores

0-1, Evanilson, nove minutos.

0-2, Mehdi Taremi, 45+4.

0-3, Francisco Conceição, 87.

Equipas

– Famalicão: Luiz Júnior, Nathan Santos (Martín Aguirregabiria, 71), Riccieli, Justin de Haas, Francisco Moura, Mirko Topic, Zaydou Youssouf, Gustavo Sá (Chiquinho, 66), Théo Fonseca (Pablo Felipe, 66), Jhonder Cádiz (Henrique Araújo, 71) e Puma Rodríguez (Gustavo Assunção, 86).

(Suplentes: Ivan Zlobin, Martín Aguirregabiria, Rúben Lima, Gustavo Assunção, Tom Lacoux, Alex Dobre, Henrique Araújo, Chiquinho e Pablo Felipe).

Treinador: João Pedro Sousa.

– FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez, Pepe, Fábio Cardoso, João Mendes, Alan Varela (Marko Grujic, 73), Stephen Eustáquio (André Franco, 84), Pepê, Mehdi Taremi, Evanilson (Francisco Conceição, 73) e Galeno (Iván Jaime, 84).

(Suplentes: Cláudio Ramos, David Carmo, Zaidu Sanusi, Marko Grujic, André Franco, Iván Jaime, Francisco Conceição, Gonçalo Borges e Toni Martínez).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Zaydou Youssouf (29 e 80), Fábio Cardoso (34), Stephen Eustáquio (50), Martín Aguirregabiria (77), Francisco Conceição (80), Jorge Sánchez (90), Chiquinho (90+1) e Marko Grujic (90+4). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Zaydou Youssouf (80).

Assistência: cerca de 5.000 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Artur Jorge espera Estoril Praia à imagem do que fez com Benfica e FC Porto

Próximo Artigo

Pedro Nuno Santos diz que o PSD “continua à espera do diabo”

Artigos Relacionados
x