O Monsenhor Joaquim Fernandes, de Famalicão, celebra este domingo 104 anos de vida.
O presidente da Câmara famalicense, Paulo Cunha, em publicação na sua página de Facebook, salienta que o padre é uma “personalidade incontornável da comunidade”, relembrando a homenagem que a autarquia lhe prestou aquando do centenário.
Quando fez cem anos, as comemorações juntaram a Câmara Municipal, a Arquidiocese de Braga e a Associação ‘Amigos de Famalicão’, com a colaboração do arciprestado de Famalicão, a Paróquia e a junta de freguesia de Mouquim, onde residente, bem como a comunidade local.
Segundo Luís Paulo Rodrigues, que, em 2013, publicou o livro das memórias do padre, em coautoria com Artur Sá da Costa, este mantém uma grande vitalidade.
“Com 104 anos de idade, e com os cuidados que a provecta idade recomenda, o monsenhor Joaquim Fernandes mantém as suas faculdades, nomeadamente a sua memória prodigiosa. E, teimosamente, ainda vai conduzindo o seu automóvel, embora, tenha prometido que, a partir de agora, vai, finalmente, deixar o volante”, partilhou o autor nas redes sociais.
Natural de Famalicão, serviu durante largos anos o Arciprestado famalicense como pároco de Santo Adrião e também como Arcipreste.
Foi o pároco e arcipreste de Famalicão durante mais de meio século, entre 1946 e 1998.
Notícia atualizada às 15h23 com depoimento de Luís Paulo Rodrigues.