O programa Famalicão Made In já reconheceu 53 empresas com “novas ideias de negócio”, desde 2014, através da disponibilização de “um conjunto alargado de serviços”, informou hoje a autarquia.
Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão explica que as empresas chamadas “Geração Made In” vão desde restaurantes a unidades de alojamento local às novas tecnologias.
O Famalicão Made IN é “materializado através da oferta de um conjunto alargado de serviços, que vão desde o desenvolvimento da ideia de negócio até à participação em programa de aceleração de startups, passando pelo apoio na elaboração de candidaturas a financiamento, consultoria e acompanhamento da gestão operacional do negócio, entre outros”, aponta o texto.
“São pequenas empresas lideradas por jovens empresários, talentosos e entusiasmados, que muito nos orgulham”, explica, no texto, o vereador da Economia Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima.
O responsável lembrou que o Made In nasceu da “necessidade de uma estrutura que contribuísse para a valorização e promoção de novos e pequenos projetos empresariais, bem como para a atração de projetos de valor acrescentado para a indústria”.
Segundo explica a autarquia, “o trabalho estratégico que se realiza junto de empreendedores, empresários e investidores (?) confere ao Gabinete de Apoio ao Empreendedor um papel crucial na estratégia global do Famalicão Made IN”.
Augusto Lima disse ainda que desde que foi inaugurado, em outubro de 2014, o gabinete já recebeu 868 ideias de negócio, estando neste momento a acompanhar 285, sendo que destas 93 evoluíram para empresas.
“Estes números refletem a dinâmica do concelho e um trabalho importante e credível do Famalicão Made IN também na vertente de incubação, um dos seus três eixos de atuação”, sublinhou.