Famalicão líder nas exportações da fileira automóvel no Norte

Famalicão líder nas exportações da fileira automóvel no norte

Volume de negócios em mais de 1 mil milhões de euros, 4996 pessoas ao serviço, 39 empresas, 905 milhões de exportações e 488 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto. Estes são os números da indústria automóvel em Vila Nova de Famalicão. O concelho é o principal exportador de produtos desta fileira na Região Norte.

Os dados macroeconómicos constam do Anuário Estatístico Regional, edição de 2016, divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística.

O sector automóvel assegura quase metade do total das exportações locais (1,9 mil milhões de euros) e representa 22% do volume de negócios total do concelho (4,8 mil milhões de euros). Espanha é o principal mercado de destino dos bens transacionados.

A Continental Mabor ostenta o título de quarto exportador nacional e o principal do Norte. Mas outros players de referência nacional e internacional formam um cluster com forte impacto na economia nacional, com destaque para a TMG Automotive, a Coindu, a Olbo&Mehler, o Grupo Celoplás, a Tesco, a Vishay e a Injex.

A localização mais dispersa, a presença de grandes exportadores disseminados pelo território e a importância da atração de I&D explicam a força da fileira automóvel neste concelho.

Da metalurgia aos moldes, passando pelo fabrico de pneus e outros elementos em borracha e plástico, até aos têxteis e à eletrónica. São cada vez mais as pequenas e médias empresas famalicenses que acrescentam valor a um sector estratégico, que exporta, gera emprego, incorpora tecnologia de ponta e aposta na inovação e no desenvolvimento.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Exposição de fotografia em braga alerta para realidade política e humana em crise

Exposição de fotografia em Braga alerta para realidade política e humana em crise

Próximo Artigo
Presidente da câmara de viana rejeita privatização das redes de água e saneamento

Presidente da Câmara de Viana rejeita privatização das redes de água e saneamento

Artigos Relacionados