Seguir o O MINHO

Ave

Famalicão lança projeto “pioneiro” que permite saber como é gasta a luz

em

A câmara de Famalicão anunciou que nove freguesias do concelho usufruirão, a partir de 2016, de um projeto “pioneiro” que permitirá aos habitantes saber quanto e como gastam em luz, num total de cerca de nove mil famílias.

Em causa está um projeto de eficiência energética da autoria da Cooperativa Elétrica do Vale d’Este (CEVE), organização criada há 85 anos com o objetivo de levar a luz elétrica a uma zona de Vila Nova de Famalicão, onde, descreve a autarquia, “a eletrificação rural era um sonho”.

A ideia é que os habitantes das freguesias abrangidas pela CEVE usufruíam de um contador inteligente de eletricidade que permitirá fazer a leitura imediata do consumo de vários equipamentos e eletrodomésticos e assim possam reduzir os gastos ou a detetar avarias e anormalidades.

Este projeto foi explicado à câmara numa visita realizada hoje à CEVE pelo presidente Paulo Cunha que foi renovar, por mais 20 anos, o contrato de distribuição de energia elétrica em baixa tensão com a cooperativa.

“Este momento simboliza a confiança da câmara de Famalicão nesta instituição. É um magnífico exemplo do que deve ser uma cooperativa elétrica”, assinalou Paulo Cunha, enquanto o presidente da CEVE, Luís Macedo, considerou que será aberto “um novo ciclo” da história da cooperativa.

Nota da autarquia de Famalicão acrescenta que em 2016 vão arrancar outros projetos ligados à distribuição de eletricidade nas nove freguesias abrangidas como um projeto-piloto de estímulo à mobilidade elétrica que visa incentivar as pessoas a utilizarem lambretas elétricas nas suas deslocações diárias e do projeto de produção de energias renováveis através do sol e da água.

Também serão adaptadas, naquela zona, quatro passadeiras a “passadeiras seguros”, ou seja através da instalação de um poste com leds que assinala a presença e ilumina em toda a extensão, minimizando o risco de atropelamentos, completando um projeto que teve início em 2014.

A CEVE fornece energia às freguesias Arnoso Santa Eulália, Nine, Louro, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei, Gondifelos, Cavalões e Outiz) e a quatro freguesias do concelho vizinho de Barcelos.

Populares