A câmara de Famalicão anunciou que vai colocar contadores da água em quase 300 casas do bairro das Lameiras, num projeto-piloto de telecontagem que será posteriormente alargado a todo o concelho.
O projeto tem como objetivo modernizar o sistema de leituras dos contadores com vista à melhor gestão dos recursos, conforme se lê em nota da autarquia de Famalicão.
As 290 habitações do bairro das Lameiras servirão de “teste” a este projeto-piloto, sendo esta uma urbanização conhecida como Eco-Bairro.
O projeto-piloto de telecontagem, que implica um investimento municipal de cerca de 14 mil euros, consiste na instalação de um módulo nos contadores de água que permite a comunicação da informação para um terminal portátil dotado de um ‘software’ de recolha e tratamento dos dados fornecidos.
A câmara garante que este sistema permite a redução dos custos envolvidos nas leituras manuais e criar uma maior eficiência dos serviços, com a eliminação dos erros de leitura, a deteção de fugas, bem como a deteção e quantificação do fluxo.
“[Também permite] uma significativa poupança da água e melhoria ambiental, tendo em conta a diminuição das percas da água”, vinca a autarquia, cujo vereador do Ambiente, Pedro Sena, destaca que “a água potável é um bem cada vez mais valioso”, pelo que “é importante” o investimento “numa utilização mais responsável e fiável”.
O Eco-Bairro das Lameiras foi constituído no âmbito da parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa, criado em 2010 pela Associação de Moradores das Lameiras.
O Plano de Ação do Eco-Bairro consiste em propor intervenções de natureza cívica, social, cultural e ambiental no Complexo Habitacional das Lameiras.
A autarquia decidiu implementar este projeto-piloto nesta urbanização por ali decorrerem “iniciativas inovadoras em matéria de gestão e sustentabilidade ambiental”, conclui a nota municipal.