Seguir o O MINHO

Famalicão

Famalicão lança estratégia para cativar mais turistas

Gastronomia e vinhos, touring cultural e paisagístico e turismo industrial e de negócios são as apostas

em

Gastronomia e vinhos, animação turística e eventos, touring cultural e paisagístico e turismo industrial e de negócios. Estes são os quatro eixos da estratégia “Famalicão Turismo 2020” que pretende colocar o concelho famalicense no mapa turístico nacional e internacional.

Para o presidente da autarquia, Paulo Cunha, Vila Nova de Famalicão tem tudo para se atrever a ser uma cidade com potencial turístico.

Para isso, explica, “estamos a valorizar o que temos e somos e que merece ser levado além-fronteiras – os nossos produtos, tradições, gastronomia, acervo museológico, as nossas atividades e eventos, a nossa pujança industrial –  num trabalho em rede, de interação e cooperação para o qual são também chamados os nossos parceiros locais, sejam eles restaurantes, programadores culturais, entre outros”.

Uma estratégia elogiada pelo responsável do TPNP, para quem “Famalicão tem tudo para dar certo”.

“Aquilo que Famalicão tem é muito. Tem um pouquinho de tudo aquilo que a nossa região tem e temos que fazer chegar tudo isto aos turistas, mas sem uma estratégia e sem um plano ninguém consegue fazer nada”, referiu Luis Pedro Martins.

O plano de ação apresentado pretende proporcionar experiências únicas e significativas aos visitantes, aumentar a duração da estadia média do turista, reconhecer e valorizar o património cultural e contribuir para a internacionalização do concelho, entre outros objetivos.

No eixo gastronomia e vinhos, pretende-se potenciar a boa cozinha regional e a sua relação com a cultura local e os produtos endógenos e da época.

O eixo da animação turística e eventos assenta na programação diversificada e eclética do concelho, capaz de proporcionar uma visita em qualquer época do ano.

O privilégio de visitar lugares únicos, como são disso exemplo os museus famalicenses, e de contemplar as belas paisagens do concelho será potenciado nas ações e produtos enquadrados no eixo do touring cultural e paisagístico.

Anúncio

Famalicão

CDS Braga: Nuno Melo sai dos órgãos nacionais do partido

Presidente da distrital

em

Foto: Divulgação

O eurodeputado centrista Nuno Melo, que é presidente da distrital de Braga do CDS, vai apoiar a candidatura de João Almeida à liderança do partido e retirou a moção de estratégia global que subscreveu a favor do deputado.

Numa intervenção inflamada no 28.º congresso nacional, em Aveiro, Nuno Melo pediu a quem vencer, que deseja ser João Almeida, que “chame” os seus dois adversários, Filipe Lobo d´Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos, para “reconstruir o partido”, que é de todos.

O vice-presidente dos centristas, natural da vila de Joane e presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, anunciou ainda que, por sua opção, vai ficar de fora dos órgãos nacional do partido, que serão eleitos no domingo.

Continuar a ler

Ave

Empresa de Famalicão lança em Londres produto tecnológico para revolucionar educação

Primeiro display produzido em Portugal funciona como um computador partilhado por professores e alunos

em

Foto: Divulgação

A empresa Famasete, de Famalicão, apresentou, na quinta-feira, em Londres, o primeiro quadro digital interativo e multitoque desenvolvido e produzido em Portugal, o Wingsys Interactive Panel (WIP), que se direciona para atividades educativas, apresentado na Bett Show 2020, considerada a maior mostra do mundo de tecnologia educacional.

Inês Barbosa, diretora de comunicação da Famasete, adiantou que “o equipamento permite descobrir a aprendizagem imersiva e colaborativa em ambiente de sala de aula, promovendo a interatividade de forma a que os professores acedam mais facilmente a ferramentas de organização, gestão, envio e controlo das atividades do aluno”.

Acrescentou que o quadro já está a ser usado em escolas portuguesas, nomeadamente no Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP) o primeiro estabelecimento de ensino a adquirir o equipamento.

A apresentação oficial do produto aconteceu na Bett Show 2020, considerada a maior mostra de tecnologia educacional do mundo, que decorre em Londres, até dia 25, reunindo mil empresas e startups do setor. O equipamento da Famasete integra uma solução de conectividade apresentada pela Microsoft Corporation.

Princípios pedagógicos

Alinhado com os princípios pedagógicos, o display interativo Wingsys possui tecnologia IR e PCAP em diversos tamanhos, resolução 4K, Android 8.0 e pretende revolucionar a forma como o professor e o aluno do século XXI se envolvem e constroem conhecimento.

Com uma interface simples e intuitiva, a partilha de ecrã e interação de qualquer computador da sala de aula para o Display Interativo tornam-se possíveis com o “Wireless Screen Sharing” (partilha de dados sem fios).

O WIP promove o trabalho em grupo e uma aprendizagem colaborativa através da utilização do software de gestão ik Classroom Management (ikCM), que possibilita a implementação tecnológica de uma sala de aula adaptada aos desafios pedagógicos atuais.

Através de ferramentas de monitoramento, interação, controlo, gestão e diagnóstico, motiva e envolve a atenção do aluno, mantendo o foco em processos de aprendizagem significativos.

O Display Interativo Wingsys pretende auxiliar os professores com uma variedade de avaliações, recursos de colaboração e controlo para garantir que estes possam obter o melhor fim dos seus equipamentos de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Continuar a ler

Ave

Bombeira em choque após acidente com ambulância em Famalicão

EN 206

em

Foto: Direitos Reservados (via "Correio da Manhã")

Uma pessoa sofreu ferimentos e uma bombeira ficou em estado de choque depois de uma colisão a envolver uma ambulância INEM, ao início da noite desta sexta-feira, em Pousada de Saramagos, Famalicão.

A colisão ocorreu na Estrada Nacional 206 e envolveu a viatura de emergência médica alocada aos Bombeiros Famalicenses e um carro ligeiro, cujo condutor sofreu alguns ferimentos.

No local, estiveram os Bombeiros Famalicenses, depois do alerta ter sido dado cerca das 20:30 horas.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares