Seguir o O MINHO

Ave

Famalicão inaugura centro religioso que junta templo moderno e igreja românica

em

O Conselho Económico da Paróquia de São Tiago de Antas e a câmara de Famalicão informaram que o centro religioso que está a ser remodelado e junta um templo moderno e uma igreja românica vai ser inaugurado domingo.

Em causa está, descrevem estas entidades, “um monumento de grande valor patrimonial com cerca de oito séculos de história e uma nova Igreja com um projeto contemporâneo da autoria do arquiteto Hugo Correia”.

A ligação faz-se através de um espaço integrador, funcional e harmonioso, na vizinhança do Parque da Devesa, o ex-libris ambiental de Vila Nova de Famalicão“, acrescentam os convites para a cerimónia de inauguração da nova igreja de São Tiago de Antas que abre as portas à comunidade domingo, a partir das 15:00, com uma missa inaugural presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, Jorge Ortiga.

Recorde-se que durante as obras de requalificação urbanística da zona envolvente à igreja foram descobertos um conjunto de achados arqueológicos que trouxeram à luz do dia uma antiga necrópole que remonta ao século XII, uma descoberta feita por uma equipa de arqueólogos que, sob a orientação da Direção Regional de Cultura do Norte, acompanharam as obras junto à igreja românica. Ao todo, foram identificados e intervencionados 75 sepulturas.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Famalicão. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares