Seguir o O MINHO

Ave

Famalicão “forma” humanos através das artes marciais

Alex-Ryu-Jitsu

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

“Era um miúdo muito introvertido e agora estou muito mais confiante e extrovertido e isso permitiu-me explorar outras coisas da vida para além dos computadores”. O testemunho é do Miguel Azevedo, de 16 anos, mas poderia ser de qualquer um dos cerca de 600 atletas das vinte e oito academias da Associação e Federação Alex-Ryu-Jitsu, porque a autoconfiança está-lhes estampada nos rostos e nos gestos.

O Roteiro pela Inovação de Vila Nova de Famalicão passou, na última sexta-feira, por um treino de uma academia da associação, com uma visita do presidente da Câmara, Paulo Cunha, e revelou uma coletividade cheia de vitalidade que todos os anos, há já várias décadas, se serve de uma arte marcial com um estilo próprio da autoria do fundador e presidente da associação, para “aprenderem a serem educados, a respeitarem o outro, a fortalecerem o autocontrolo e confiança pessoal”.

Foto: Divulgação / CMF

O mestre Alexandre Carvalho tem uma vida ligada às Artes Marciais e construiu em Famalicão uma escola que já formou milhares de crianças e jovens e já deu ao concelho umas largas centenas de medalhas, entre ouro, prata e bronze, conquistadas em campeonatos nacionais e internacionais de artes marciais.

Um aspeto importante, mas que o presidente da Câmara relativiza em comparação com os ganhos na educação. “A educação não se cumpre só na escola, no sentido formal e no tempo letivo, e há muitos outros momentos e instituições que podem contribuir para o fortalecimento desse projeto educativo e que fazem a Cidade Educadora que queremos para Famalicão. É o que acontece todo os dias nas academias Alex-Ryu-Jitsu, onde se dá um contributo liquido para capacitar e criar condições para que tenhamos melhores cidadãos em todas as direções. Um excelente exemplo”.

Foto: Divulgação

A associação e federação Alex-Ryu-Jitsu tem vinte e oito academias (22 em Famalicão, quatro noutros concelhos e duas fora do país – Suíça e Luxemburgo) e para além da formação semanal realiza várias atividades anualmente, campeonatos de âmbito regional e nacional, e os seus atletas participam com frequência em vários campeonatos, de estilos semelhantes, por todo o país e no estrangeiro. Estão filiados na federação internacional, United States Karaté Association (U.S.K.A.), com sede nos Estados Unidos e em Madrid. Estão devidamente inscritos e reconhecidos pelo IPDJ e todos os instrutores e mestres possuem a cédula de treinador, documento exigido por esta última entidade para poderem promover a prática desportiva.

Para além do trabalho de academia, a federação é frequentemente convidada para ministrar cursos de defesa pessoal às forças de segurança, nomeadamente PSP, Policias Municipais, GNR e guardas prisionais.

É uma história de muitas páginas, que Alexandre Carvalho começou a escrever na década de 90 do século passado com a fundação da Associação de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão, depois de uma formação consistente de muitos anos e com mestres internacionais nas Artes Marciais. Hoje, a associação é um projeto consolidado e mobilizador, que ultrapassa pessoas e fronteiras.

Anúncio

Ave

Jovem encontrado morto após queda de moto 4 em Fafe

Em Queimadela

em

Foto via Fafe TV

Um homem, com cerca de 30 anos, perdeu a vida neste domingo na sequência de uma queda de moto 4, num local ermo de um monte na freguesia de Queimadela, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

As circunstâncias em que ocorreu o acidente estão ainda por apurar, mas tudo indica que o praticante terá sofrido uma queda numa ravina, acabando por não resistir aos ferimentos.

O alerta foi dado para as autoridades cerca das 18:00 horas deste domingo, tendo sido ativado uma operação de busca e resgate naquele monte, onde nem sequer existe rede telefónica.

Depois de efetuadas as buscas, o corpo do homem foi encontrado, sendo declarado óbito ainda no local pela equipa médica da VMER.

Também os Bombeiros de Fafe a a Polícia Municipal daquela cidade estiveram no local.

Pelas 22:20, o delegado de saúde estava a dirigir-se ao local para confirmar o óbito.

A vítima será transportada para o Instituto de Medicina Legal de Braga.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Guimarães

Quatro vilas de Guimarães já têm aspiradores urbanos elétricos

Ambiente

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

As vilas de Caldelas, Ponte, São Torcato e Pevidém já possuem um aspirador urbano elétrico cada, foi hoje anunciado pela Câmara de Guimarães.

A autarquia investiu na aquisição de aspiradores urbanos elétricos, para complementar a varredura manual, pela maior eficiência e pelo “potenciador” de “um volume de trabalho apreciável”.

A entrega destes equipamentos decorreu na semana passada pela vereadora do Ambiente aos presidentes das respetivas autarquias locais.

“Estes aspiradores impõem-se como uma ferramenta indispensável para a limpeza dos passeios, ruas, parques, mercados, parques de estacionamento, escolas, parques de campismo, em todo o lado onde a utilização da vassoura seja impossível e ineficaz. Nesse sentido, o Município de Guimarães assumiu este investimento para estas Vilas no âmbito da limpeza pública e higiene urbana”, explicou a vereadora Sofia Ferreira.

No âmbito de uma política ambientalmente sustentável, nota de destaque para o facto do aspirador urbano entregue à Junta de Freguesia de Ponte que será carregado por energia renovável através do sistema de energia solar e eólica, implementado no Horto de Ponte.

Continuar a ler

Guimarães

Farfetch dá licença sabática paga de oito semanas a funcionários

Empresas

em

José Neves, fundador da Farfetch, tem residência em Guimarães e em Londres. Foto: DR/Arquivo

A empresa Farfetch, retalhista digital de marcas de luxo fundada pelo vimaranense José Neves e com escritórios em Braga e Guimarães, anunciou a implementação de uma medida para os trabalhadores que consiste numa licença sabática, de até oito semanas, paga pela empresa.

O programa chama-se “Boomerang” e consiste em premiar os colaboradores mais antigos (mais de cinco anos de casa) com oito semanas pagas sem trabalhar, mais três dias extra de férias por ano (podendo ainda acrescentar outros três), benefícios nas áreas da saúde, educação/formação e planos de poupança-reforma e dois dias sem trabalhar desde que façam voluntariado (a escolha do tipo de voluntariado é livre).

Farfetch: Empresa do vimaranense José Neves entrou na bolsa em Nova Iorque

Em entrevista à publicação Dinheiro Vivo, Ana Sousa, dos Recursos Humanos da empresa, explica que esta é uma forma de reter o talento que se concentra dentro das fileiras do primeiro unicórnio (startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de um bilhão de dólares) português.

Fundada em junho de 2007, a partir de Guimarães, pelo empresário José Neves, a empresa tem sede fiscal em Londres e principais filiais em Braga, Guimarães, Matosinhos, Lisboa, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio, Xangai e São Paulo.

A plataforma digital de comércio de luxo junta mais de 3.200 marcas a mais de 935.000 utilizadores, apresentando soluções de apresentação ‘online’ e envio dos produtos. Só em Leça do Balio, trabalham mais de mil  dos cerca de 4 mil colaboradores atuais da Farfetch.

Continuar a ler

Populares