Famalicão felicita governo pela gratuitidade dos manuais escolares para o 1.º ciclo

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, felicitou o Governo de Portugal pela decisão de distribuir gratuitamente os manuais escolares pelos alunos do 1.º ano de escolaridade já a partir do próximo ano letivo, recordando que o município famalicense já o faz desde 2002.

O autarca falava, sábado, durante a abertura das Jornadas Municipais da Educação, um evento que reuniu especialistas da pedagogia, educadores, responsáveis municipais, empresários, alunos e encarregados de educação na Casa das Artes de Famalicão.

Paulo Cunha

Perante comunidade educativa presente no evento, Paulo Cunha mostrou-se “muito satisfeito” com a novidade do Ministério da Educação, afirmando que a Câmara deFamalicão foi a primeira no país a implementar a gratuitidade dos manuais escolares para o primeiro ciclo, uma iniciativa tomada no executivo liderado por Armindo Costa, sendo depois seguida por outras autarquias do país. “Há 14 anos que oferecemos livros escolares, uma medida que nem sempre foi apoiada por outros projetos políticos, mas em que insistimos sempre em prol da democratização da educação e das nossas crianças”, afirmou o autarca, lembrando que nestes 14 anos a autarquia investiu cerca de três milhões de euros em livros escolares.

Paulo Cunha aproveitou ainda a oportunidade para anunciar que a Câmara Municipal vai avançar em breve com conclusão do Plano de Modernização dos edifícios escolares do 1.º ciclo e do pré-escolar do concelho.

“É um investimento que vai incluir um conjunto de escolas onde falta intervir e que vai ser anunciado já durante esta semana”, sublinhou.

No que diz respeito aos 2.º e 3.º ciclos e ao secundário, o edil mostrou-se muito satisfeito com o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito do programa “Aproximar”.

“Já passaram seis meses desde o arranque do programa no concelho e o balanço é manifestamente positivo”, referiu, acrescentando que “ainda há muito trabalho pela frente para os resultados e as opiniões são manifestamente animadoras”.

Subordinadas ao tema “Novos Paradigmas da Educação – Inovação e Metodologias Pedagógicas”, as Jornadas Municipais da Educação deram a conhecer a política educativa municipal mas promoveram também o debate e a reflexão crítica.

A iniciativa marcou ainda o arranque da Quinzena da Educação, uma ação organizada pela Câmara Municipal de Famalicão que decorre até 22 de março. São quinze dias repletos de atividades que envolvem toda a comunidade educativa, na promoção, divulgação e valorização do projeto educativo concelhio.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Famalicão. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x