Seguir o O MINHO

Famalicão

Famalicão Extreme Gaming com mais de 2 mil visitantes no primeiro dia

Festival de vídeojogos, gaming, eSports e tecnologia tem nos dias de sábado e domingo finais de competições

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

O FEG’19-Famalicão Extreme Gaming recebeu mais de dois mil visitantes no primeiro dia do evento que decorre atédomingo no Lago Discount e Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.


O FEG’19 abriu portas esta sexta-feira, com milhares de alunos de diversas escolas do concelho de Famalicão, que no espaço tiveram contacto com influenciadores e participaram nas inúmeras atividades paralelas ao evento, workshop’s, toneios de videojogos, atividades desportivas, visitaram expositores e o Champimóvel, veículo da Fundação Champalimaud que também está nesta edição com exposição itinerante e interativa.

Mário Passos, vereador do desporto do municipio de Famalicão, esteve na abertura do FEG, e apontou a qualidade do evento, o maior do género realizado no norte do país.

“A notoriedade que a iniciativa traz, com um patamar de excelência, permite-nos ir de encontro a uma franja dos jovens que convivem cada vez mais com as novas tecnologias, a realidade virtual e com este setor de atividade que está em amplo crescimento. Para nós município é importante captar este tipo de iniciativas para Famalicão, acompanhado as novas tendências, de um desporto que está em crescimento, e exemplo disso é a profissionalização já existente e crescente nos videojogos”.

O Famalicão Extreme Gaming vai ter este sábado e domingo competições profissionais, com finais dos torneios de eSports promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol de FIFA2020 e PES.

“As competições e o nível competitivo que aqui vamos ter ao longo dos três dias dão dimensão ao Famalicão Extreme Gaming, como talvez não tenhamostido nas duas primeiras edições” começou por referir Mariana Machado da organização.

“Conseguimos reunir aquinão só os melhores jogadores e as principais competições nacionais mas trouxemos para esta ediçãoinfluenciadores e o cosplay, que atraem muitos jovens e são imagem de marca destes eventos. Acima de tudoacrescentamos qualidade a um evento que está a crescer e que se vai afirmando entre os melhores realizados em Portugal” referiu.

No espaço, dividido em três pavilhões, há diversas áreas de gaming, experimentação, expositores e espaços lúdicos, como a zona criada pelo Exército Português, que no espaço propõe um conjunto de atividades.

”O Exército está ondeestão os jovens e a nossa proposta aqui é para que eles experimentem em realidade virtual uma viatura decombate, que depois temos também aqui de forma real, para criar-lhes a atratividade necessária para o projeto do Exército Português”, disse o Major General Rui Lopes, diretor de Recursos Humanos, que acompanhou a cerimónia de inauguração.

As atividades vão prosseguir este sábado e domingo, com a expectativa de que mais cinco mil visitantes passam pelo espaço.

Anúncio

Ave

Homem de 43 anos queimado após incêndio urbano em Famalicão

Incêndio urbano

em

Foto: Facebook de Bombeiros Famalicenses

Um homem de 43 anos sofreu queimaduras nos membros depois de um incêndio urbano, ao início da tarde desta quinta-feira, na sua habitação, em Famalicão.

Ao que apurou O MINHO, o fogo deflagrou no sistema de exaustão instalado na cozinha da residência, provocando um foco de incêndio e ferimentos no morador, que tentou apagar as chamas.

Para o local, na Travessa das Barreias, em Seide S. Miguel, foram mobilizadas duas equipas dos Bombeiros Famalicenses, com oito elementos e duas viaturas, para extinção do incêndio.

Os bombeiros tiveram ainda de proceder à ventilação tática da habitação pois estava tomada pelo fumo.

As queimaduras da vítima foram consideradas ligeiras.

O alerta foi dado às 13:27.

Continuar a ler

Ave

Colisão faz dois feridos em Famalicão

Acidente

em

Foto: Bombeiros Voluntários de Famalicão

Dois feridos ligeiros são o resultado de uma colisão entre dois carros, na manhã desta quinta-feira, na Rua D. Sancho I, em Fradelos, Famalicão.

As vítimas, cuja idade não foi possível apurar, foram transportadas para o Hospital de Famalicão.

Foto: Bombeiros Voluntários de Famalicão / Facebook

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão e o Cruz Vermelha de Ribeirão prestaram socorro.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Ave

Briga entre vizinhos ‘regada’ a álcool acaba com três feridos em Famalicão

Agressões

em

Foto: DR

Três pessoas sofreram ferimentos na sequência de uma confusão entre vizinhos, ao início da noite desta quarta-feira, em Famalicão.

Ao que apurou O MINHO, desavenças antigas entre vizinhos da Travessa da Boavista, na freguesia de Seide São Paio, culminou esta noite com ‘vias de facto’, depois de algum álcool à mistura.

Por entre a pancadaria, onde também existiram ameaças com armas brancas, três pessoas sofreram hematomas e escoriações, necessitando de assistência hospitalar.

Para o local foram mobilizados vários militares da GNR por inicialmente se falar em tiros e facadas, algo que não se confirmou.

Os Bombeiros de Famalicão, em conjunto com a equipa médica da VMER, prestaram primeira assistência às vítimas.

Os três feridos foram transportados para o hospital local pelos bombeiros.

A GNR registou a ocorrência desconhecendo-se se existem detenções.

O alerta foi dado às 21:18.

Continuar a ler

Populares